Firefox: 200 milhões de downloads = 600 mil usuários?

por Alexandre Fugita

[Firefox]Eu gostaria de saber quais são as fontes de informação dos jornalistas. O Estadão publicou que o navegador da web Firefox atingiu 200 milhões de downloads. A informação está correta. Mas afirma também que o número de usuários é de cerca de 600 mil. Alguma coisa está errada neste número. Significa então que, em média, cada usuário fez 333 downloads do programa? O blog da fundação Mozilla, o mesmo usado como base da notícia do Estadão, não informa o número de usuários. Apenas faz uma ressalva, logo no início, dizendo que são 200 milhões de downloads e um número indefinido de usuários.

O número mágico “600 mil” aparece nos comentários, ou seja, uma dedução de algum leitor com queda por estatísticas. Vamos fazer as contas. Sabemos que a fatia de mercado do Firefox é de aproximadamente 13% dos internautas (eu incluso). Se o Firefox é usado por cerca de 600 mil pessoas, então a internet deve ter no máximo 5 milhões de usuários. Estamos falando de 2006? A conta não fecha. Bom, não há qualquer rigor estatístico nesta minha conclusão, mas pode apostar: ninguém sabe ao certo quantos são os usuários do Firefox. Afinal 13% de mercado não significa necessariamente 13% de usuários, e sim a fatia de páginas vistas com o navegador. Só não tenho dúvidas de que esse número é maior do que 600 mil.

Comentários do Facebook
7 comentários
  1. 1. nei disse em 3 ago 2006 - 15:31

    Alexandre,

    Muito sucesso!!! Sem modéstia, começou muito bem.

  2. Realmente, se a fatia do Firefox é de 13%, 600 mil usuários é um chute extremamente mal dado. Como de costume, o problema do jornalismo em várias áreas é que eles escrevem, mas não lêem duas vezes.

    “qui scribit, bis legit” (aquele que escreve, lê duas vezes)

  3. Obrigado, Nei! E ainda bem, Marco, alguém concorda que algo está errado nos números do jornal.

  4. 4. Mucheroni disse em 29 maio 2007 - 10:15

    A noticia basicamente esta correta, o firefox ultrapssou 200 milhões de downloads e atige cerca de 600 mi. de usuários (mi = milhoes) creio que ouve um erro de leitura ou de impressão.

  5. Mucheroni,

    A matéria do Estadão que cito no texto diz que são só 600 mil usuários e não milhões. Acho que eles erraram em alguma coisa.

  6. Existem no mundo 1,076 Bilhão de Usuários segundo http://www.internetworldstats.com.
    13% daria aproximadamente 130 milhões.

  7. Luis,

    Valeu pela info!

    abraços!

Deixe um comentário

Faça apenas comentários relacionados a este post. Caso tenha dúvidas, sugestões, críticas, ou queira discutir qualquer outro assunto que não esteja relacionado a este post, entre em contato pelo formulário ou através do email contato@techbits.com.br

Siga-nos no Twitter Nossa página no Facebook Assine o RSS Receba os posts pro email