Blogs: O quinto poder

por Alexandre Fugita

[Xô Sarney] Os últimos dias foram agitados na blogosfera brasileira. A multidão se uniu para protestar contra o que está sendo chamado de censura. Tem um senador da república que, achando-se o coroné de seu Estado, mandou fechar um blog que falava mal dele. E tem uma empresinha que ganhou um processo contra um dos blogs interessantes do Brasil.

Xô Sarney

O blog da jornalista Alcinéa Cavalcante foi tirado do ar pelo UOL após decisão da justiça a favor de um senador. Horas depois já estava on-line de novo, agora hospedado no exterior.

Imprensa Marrom

Em 2004 um leitor anônimo postou um comentário no blog Imprensa Marrom, desfavorável a uma empresinha. O site foi processado, saiu do ar, voltou sem o comentário, e agora pode ter que pagar uma indenização.

A multidão

Político que é político não sabe o que é a internet. Acha que tudo não passa de uma série de tubos. Na verdade a sabedoria das multidões mostra que não adianta processar blogs por aí para melhorar a reputação. Dizem que a imprensa é o quarto poder. A blogosfera está se tornando o quinto.

Comentários do Facebook
6 comentários
  1. 1. Marcelo Y disse em 10 set 2006 - 07:50

    Gostei deste paralelo feito entre os recentes acontecimentos jurídicos e as novas tendência no universo virtual.

    Sem analisar, nos casos citados, quem tem razão ou quem está errado, é importante a qualquer pessoa saber que o Judiciário está lá justamente para garantir que uma eventual lesão não fique sem uma consequência, aconteça ela no mundo “físico”, aconteça ela no mundo “virtual”.

    Vamos ficar de olho no desenrolar destes casos e ver como o Judiciário irá se posicionar.

  2. E ae Marcelo!
    Também creio que o “mundo virtual” deve seguir as mesmas regras jurídicas do “mundo físico”. É só mais um meio de propagar informação, não diferente de um livro/ jornal/ revista.

  3. A multidão faz a notícia…

    (…)

    A imprensa é conhecida como o quarto poder. O motivo do nome é a força que possui para influenciar a política das nações. Alguns chamam a blogosfera de o quinto poder. Um exemplo recente foi a campanha feita por um blog contra a candidatura de um senador no Amapá. Ganhou adeptos e foi citada até pela imprensa.

    (…)

  4. A Justiça, secularmente criada e mantida com base nas fronteiras geográficas, não só perde força em um mundo sem fronteiras em Estados Nacionais mais enfraquecidos no cenário global como corre sério risco de entrar em colapso por excesso de processos.

  5. Olá Matheus,

    é por aí… mas eu não entendi se vc acha isso bom ou ruim.

    Até!

  6. […] tentou consertar dizendo que o UOL possui espaço para blogs pessoais livres. Sim, livres mas que aceitam intervenção dos coroné da república. (*) nada contra jornalistas. Uma das minhas melhores amigas é jornalista e leitora do […]

Deixe um comentário

Faça apenas comentários relacionados a este post. Caso tenha dúvidas, sugestões, críticas, ou queira discutir qualquer outro assunto que não esteja relacionado a este post, entre em contato pelo formulário ou através do email contato@techbits.com.br

Siga-nos no Twitter Nossa página no Facebook Assine o RSS Receba os posts pro email