Microsoft: segurança não é assim, tão importante…

por Alexandre Fugita

[Microsoft] Nos dias de hoje navegar pela web com segurança é importante. Por isso toda segunda terça-feira de cada mês temos o “patch tuesday“, dia em que a Microsoft libera as correções de segurança para falhas descobertas no mês anterior… Por um lado isso é bom: nos mantém satisfeitos já que mostram preocupação com o nosso Windows XP. Tem também o lado ruim: demoram até 30 dias para corrigir uma falha conhecida. Mas quando se trata de sanar problemas envolvendo direitos autorais, a resposta chega mais rápida e fora da programação normal de correções.

DRM é dinheiro

Na semana passada três dias após a divulgação de que alguém burlou o sistema de DRM do Windows Media, a Microsoft divulgou uma correção para o problema. Isso foi 10 vezes mais rápido que o tempo máximo do processo normal. O motivo principal para tamanha agilidade chama-se dinheiro. Nada mais natural. Protegendo o DRM garante-se que as gravadoras parceiras da Microsoft não percam vendas e lucros.

Muitas empresas não gostam de soltar correções de bugs de seus softwares pois pode ser encarado como uma admissão de que o produto que vendem possui problemas. Disso a Microsoft está livre. Falhas em seus softwares são corrigidas, mas não na freqüência ideal. Ou seja, a segurança dos usuários, que não é assim tão importante, fica para o próximo patch tuesday (*).

(*) que ocorrerá na próxima terça, 12/09.

Comentários do Facebook
6 comentários
  1. Realmente, a cada 30 dias não é ideal… mas meu Symantec antivirus que se atualiza a cada 7 dias. Quantos não vírus não surgem em uma semana? Taí a maravilha do windows: não é necessário nem comprar o programa, já que qualquer usuário que o compre um pirata na rua 25 de Março em São Paulo tem o direito as atualizações… MacOS: quer dizer que o seu software não funciona no já não tão velho MacOS 10.3.9? Que compre o 10.4! Linux: para que que eu vou fazer “patches” de atualização, se não ganho nada ou muitíssimo pouco para fazê-lo?

  2. Olá Marcão!
    A briga MacOS vs Windows vai longe. O objetivo do texto foi criticar a preocupação com o DRM quebrado e a “falta” de preocupação com a segurança.

  3. Por isso não uso o Internet Explorer…

    Nessa semana tivemos a correção mensal de segurança da Microsoft. Isso foi na terça, dia 12. Dois dias depois, na quinta, a Secunia divulgou a descoberta de uma falha extremamente crítica que afeta o Internet Explorer. Novidade… Muitos conhe…

  4. […] Há alguns anos, quando o IE ganhou a primeira guerra dos browsers, o seu desenvolvimento parou. Lançaram a última versão há 5 anos. Falhas e mais falhas foram descobertas mas nem todas foram corrigidas. Com sorte, as que são sanadas ficam até 30 dias em aberto (as vezes mais). Isso é tempo suficiente para crackers explorarem o problema e invadir computadores espalhados pela internet. Fora isso, muitas pessoas não atualizam o Windows quando a Microsoft divulga as correções, aumentando assim o tempo de exposição a uma vulnerabilidade. O IE 7 está para sair. Talvez melhore a situação. Mas tenho minhas dúvidas. […]

  5. Sexta-feira 13: cadê o vírus?…

    Quem é do tempo dos dinossauros, deve se lembrar de um vírus chamado Sexta-feira 13, que atacava exatamente em dias como hoje, sextas que caem no dia 13. Naquela época os vírus de computador preocupavam. Eles simplesmente apagavam o HD ou inutiliza…

  6. Problemas de segurança atacam o Google…

    Já nem me surpreendo quando descobrem algum problema de segurança em softwares da Microsoft. São vários por mês. Só que a bola da vez agora é o Google. Nos últimos 17 dias, três problemas sérios de segurança foram descobertos. Na medida que …

Deixe um comentário

Faça apenas comentários relacionados a este post. Caso tenha dúvidas, sugestões, críticas, ou queira discutir qualquer outro assunto que não esteja relacionado a este post, entre em contato pelo formulário ou através do email contato@techbits.com.br

Siga-nos no Twitter Nossa página no Facebook Assine o RSS Receba os posts pro email