Podcast: marca registrada da Apple?

por Alexandre Fugita

[Apple] De vez em quando a Apple resolve tomar atitudes antipáticas contra sua grande comunidade de adoradores (*). Recentemente queriam processar blogs por divulgar rumores de seus produtos. Desistiram. Desta vez enviaram notificação a um site por usar a palavra podcast em sua logomarca. Daí vem o questionamento: a Apple é dona da marca podcast?

O que é um podcast?

Um blog de audio? Um programa de rádio via internet? Bom, essas são explicações simples para fazer os outros entenderem. Mas creio que um definição mais correta seja: podcast é um conteúdo de audio/ vídeo que pode ser assinado via RSS, ou seja, é disponibilizado de forma automática em seu tocador de mp3 (iPod, computador ou um mp3 player genérico).

A Apple e o podcast

A Apple possui o mp3 player mais desejado do mundo, o iPod. Mas não foi ela quem criou o termo podcast. Pioneiros como Adam Curry ajudaram a criar o conceito mas o foi Ben Hammersley quem finalmente cunhou a palavra podcast em um artigo no The Guardian. No ano de 2005 o dicionário New American Oxford considerou o podcast como a palavra do ano. Grandes organizações, como a IBM ou a Tecnisa, usam o podcast como forma de comunicação interna e/ ou externa. É uma mídia que vem crescendo fortemente e alguns já consideram mais importante que os blogs.

A Apple abraçou a causa ao incorporar em seu software iTunes funcionalidades que facilitam (será mesmo?) a procura e gerenciamento de podcasts. Mas de vez em quando organizações se metem em enrascadas ao tentarem patentear termos que estão em domínio público. Vide caso web 2.0 vs. O’Reilly.

Pod ou não pod?

Acredito que o uso de variantes do nome “pod” seja benéfico para a Apple. Todos conhecem o iPod. Deixar o termo podcast em domínio público ajuda a aumentar as vendas de seu aparelho. Espero que desistam dessa idéia de acabar com o uso “indevido” de variantes de sua marca. Se não teremos que voltar no tempo e chamar os podcasts de audioblogs ou coisa parecida. Não há apelo de marketing algum…

(*) sim, parece uma religião…

Comentários do Facebook
6 comentários
  1. Mais uma estrategia de marketing. Agora é um cúmulo achar que é dona de um coisa que nem foi criada por ela, apesar que o iPod influenciou muito. :)

  2. Olá Tiago!
    Na verdade acho que isso no final não vai dar em nada. Mas como sempre, causa polêmica…

  3. A sociedade do excesso de informação…

    Existem dias como hoje que falta inspiração para o que escrever. Daí pego minha lista de assuntos atemporais e escolho um deles para discutir. Às vezes nem isso adianta. O mais estranho é que teoricamente há centenas de coisas acontecendo no mund…

  4. iPhone: Cisco processa Apple…

    Dois dias atrás foi lançado o iPhone da Apple. Espanto geral, não só pelo design e funcionalidades prometidas no produto. Esse nome, iPhone, criado pela blogosfera para o lendário celular da Apple, teoricamente não seria usado. Cerca de um mês a…

  5. […] A Apple andou empombando em 2006, querendo vedar o uso do termo "pod" na expressão "podcast". Outras empresas já tentaram registrar o termo, nos Estados Unidos. Deu em nada. […]

  6. […] sociais? De vez em quando, a Apple surpreende ao tomar atitudes antipáticas contra seus fãs. Já quiseram processar blogueiros por divulgar rumores dos produtos, e enviaram uma notificação a … O fato é que, mesmo sendo a empresa que popularizou o podcasting, a Apple dispensa as mídias […]

Deixe um comentário

Faça apenas comentários relacionados a este post. Caso tenha dúvidas, sugestões, críticas, ou queira discutir qualquer outro assunto que não esteja relacionado a este post, entre em contato pelo formulário ou através do email contato@techbits.com.br

Siga-nos no Twitter Nossa página no Facebook Assine o RSS Receba os posts pro email