O Google vai dominar o mundo…

por Alexandre Fugita

[Google Tube] Os rumores mais quentes indicam que o Google pretende comprar o YouTube. Pelo menos é isso que está pipocando pela web nesta sexta-feira. O crescimento surpreendente do Google desde seu surgimento, há 8 anos, é motivo de previsões bem humoradas de fusões, aquisições e domínio dos mercados. Se realmente os rumores se concretizarem, só uma coisa: don’t be evil.

GoogTube (Google + YouTube)

O TechCrunch, blog voltado para discussão da web 2.0, colocou lenha na fogueira ao dizer que, conversando com empreendedores de capital de risco, há indícios do interesse do Google na aquisição do YouTube. Mark Cuban, um investidor bilionário pontocom e que dedica parte de seu tempo a um blog que analisa tecnologia, diz que só um idiota compraria o YouTube. Lista os problemas com direitos autorais e gastos com banda, entre outros. Analistas dizem que se alguém comprar o YouTube, e tirar todo o material que de alguma forma fere direitos autorais, o site ficará sem graça.

Gapple (Google + Apple)

Virou esporte criar nomes para possíveis associações do Google. Um desses nomes surgiu há pouco mais de um mês quando a Apple anunciou que Eric Schimidt, CEO da Google, passaria a integrar o conselho administrativo da empresa da maçã.

Googlezon (Google + Amazon)

[Googlezon] No final de 2004 um vídeo divertido foi divulgado na internet prevendo várias coisas. Entre elas estava a fusão do Google com a Amazon e o fim dos jornais de papel como conhecemos. Assista: EPIC 2014 e 2015 (original em inglês | dublado para o português)

Don’t Be Evil

O grande problema para o Google é crescer e continuar com boa fama. Episódios recentes mostram conflitos com o seu lema interno. Aceitaram as condições do governo chinês para atuar naquele mercado (Yahoo! e Microsoft já tinham aceitado as mesmas condições antes), evitam a todo custo colaborar com a justiça brasileira no caso do orkut (parece que o problema está no MP que não sabe fazer as requisições corretas), negaram ao governo americano o acesso a dados aleatórios e anônimos de buscas feitas por seus usuários.

O primeiro caso envolve um tipo de censura. O Google diz que é melhor os chineses terem acesso a algumas informações do que a nenhuma. Os outros dois casos envolvem a privacidade. E como já disse, defendo a privacidade.

Comentários do Facebook
7 comentários
  1. [ATENÇÃO: comentário não relacionado ao post, resposta por email]

    Olá tech bits!!!!

    Queria saber se estávas interessado em fazer divulgação do meu blog?

    Eu também colocaria o link do teu site no meu!!!

  2. Olá Alexandre,

    Dúvida cruel hein… comprar ou não comprar o YouTube.
    Entram aí neste problema vários quesitos, alguns citados no seu artigo.

    Só sei que, como no caso da Microsoft, o conteúdo ilegal (pirataria) faz divulgar também a imagem da empresa ou da pessoa (como foi o caso do Curta Metragem TAPA NA PANTERA, divulgado no YouTube, e vários outros).

    A dúvida é forte, mas eu acho que o google não compraria, até porque tem já o Gvideo (mesmo que não com a mesma popularidade).

    ps: o Link para o vídeo em português se encontra no…

    … YOu Tube :D

    http://www.youtube.com/watch?v=U2LcBmoE6Ws

  3. Opa Rafael!
    Obrigado pelo link em português do EPIC. Atualizei no post.

    O que acontece é que a internet é um meio fantástico de divulgação. Conseguimos achar coisas que antes ficariam ignoradas. O poder da Busca aliado à economia da Cauda Longa permite tudo isso.

    Há duas hipóteses levantadas para que o YouTube não tenha recebido ainda processos por direitos autorais: a primeira diz que como o site não tem dinheiro, de que adianta processar; a segunda fala em “fazer vista grossa” já que a divulgação acaba aumentando os negócios. O mesmo vale para o Windows como vc defendeu no artigo em seu blog.

    O Google Vídeo não tem o mesmo apelo do que o YouTube. O próprio artigo do TechCrunch diz que é pouco provável que isso (Google comprar YouTube) aconteça, vamos esperar pra ver. Mas sempre é legal comentar rumores, hehe!

  4. Confirmado: Google compra YouTube por US$ 1,65 bilhão…

    Na sexta-feira isso era apenas um forte rumor. Alguns até duvidaram dizendo que a fonte do rumor era um blog. Mas era verdade. O Google acaba de anunciar aquisição do YouTube. As notícias do dia já mostravam essa tendência. Pela manhã tanto o Go…

  5. Google fazendo anúncios na TV. Mais uma fatia do mercado….

    Segundo a revista online TNow, o Google estaria testando anúncios na TV em uma cidade da Califórnia. Há rumores também de que uma empresa de transmissão via satélite poderia estar fechando um acordo onde o Google cuidaria de todos os anúncio…

  6. Gostaria de divulgarminha pagina e novidades da minhas empresas.

    Atenciosamente

    Sebastiao Alves

  7. O google vai dominar o mundo com certeza

Deixe um comentário

Faça apenas comentários relacionados a este post. Caso tenha dúvidas, sugestões, críticas, ou queira discutir qualquer outro assunto que não esteja relacionado a este post, entre em contato pelo formulário ou através do email contato@techbits.com.br

Siga-nos no Twitter Nossa página no Facebook Assine o RSS Receba os posts pro email