Que o ano de 2007 seja fantástico para a blogosfera brasileira

por Alexandre Fugita

[2007 estilizado, extraído do Flickr, sem nota de copyright] Olá, Feliz 2007! Não preparei um post automático para aparecer nos primeiros minutos de 2007. E também faz tempo que não escrevo… quase que não lembro mais como se posta algo no WordPress, hehehe! Mas foi uma pausa de final de ano para começar 2007 com toda força! Se a revista Time disse que a personalidade do ano passado foi Você, isso significa que o conteúdo gerado pelo usuário é a grande tendência da web e os blogueiros estão muito bem inseridos neste cenário.

No meio de tantas redes sociais como as de notícias (digg), de música (Pandora), de vídeos (YouTube), de fotos (Flickr), de bookmarks (del.icio.us), de azaração (orkut), em 2006 os blogs se destacaram como o melhor em informação especializada, em uma espécie de Cauda Longa muito relevante em cada nicho. Em 2007 essa tendência se consolidará com mais e mais pessoas usando blogs como fonte importante de informação. Hoje não é mais necessário ser um grande portal ou site de notícias importante para ser lido. Se Você gera conteúdo interessante e de qualidade será encontrado pelos mecanimos de busca e, conseqüentemente, pelas pessoas.

A blogosfera brasileira mostrou em 2006 um grande crescimento (minha observação empírica, não peça que eu prove esta afirmação, hehe!). Serviços como o BlogBlogs e o Rec6 foram criados de olho neste mercado, o que demonstra amadurecimento. Alguns já começaram a faturar alto como probloggers. O ano de 2007 promete muita agitação ao redor da esfera brasileira. Tentarei fazer a minha parte. Participe Você também!

Comentários do Facebook
6 comentários
  1. Olá Alexandre!

    Um ótimo 2007 pra você e sua família!

    Sem dúvida, 2007 tem tudo para ser o ano da conversações! Se os blogs não cairem na tentatação de agirem como o mainstream, ou seja, como as mídias tradicionais que baseam o seu conteúdo exclusivamente pelo “ibope”….

    O conteúdo tem que ser relevante para os leitores, sem dúvida, mas precisa falar aquilo que não se fala nos grande veículos, mostrar opções visões alternativas dos fatos e etc…

    abração pra ti!

  2. Olá Alexandre…

    Um excelente 2007 pra vc.

    Realmente 2007 foi um ótimo ano para os blogs brasileiros. Mas diferente do Sérgio, acho que os blogs que fazem uso de hypes para criar ibope fogem completamente do que faz a mídia tradicional, eles vão além no que diz respeito a cobertura do mesmo fato, mostram o que mídia tradicional hesita em mostrar.

    É claro que existem os que apelam, mas nada que a seleção natural não resolva.

    Quem escolhe fazer algo diferente, talvez não atinja os mesmos números dos citados anteriormente. Mas terão um público fiel e satisfação com os feedbacks.

    Abraço.

  3. Olá Sérgio!

    O que eu gosto dos blogs é que em geral são escritos por pessoas apaixonadas pelo assunto que tratam. Isso faz com que as informações passadas através da blogosfera sejam melhores que o da mídia tradicional pois foi escrito por “especialistas” naquele assunto.

    Não vejo escolha mais acertada da revista Time como Você para a personalidade do ano. O conteúdo gerado pelo usuário é o que melhor existe atualmente na web.

    Agradeço os votos de ano novo e o retribuo: Ótimo 2007 para vc e sua família!

    Falou!

  4. Olá Aldemir!

    Os blogs estão na essência da Cauda Longa. Conteúdo especializado, de nicho, para um público selecionado. Claro, existem as exceções.

    O legal dos blogs é que realmente encontramos coisas não escritas na mídia tradicional, seja pq o editor não quis, seja pq acham irrelevante, seja pq não possuem espaço físico para colocar aquela informação.

    Agradeço os votos de ano novo e retribuo: Ótimo 2007, estou torcendo pelo seu objetivo #5.

    Abraços

  5. É isso aí, Alexandre!

    Há alguns dias atrás eu estava justamente pensando nisso.
    Como a minha vida está ficando cada dia mais 2.0… rs

    Os blogs tem tudo para arrebentar nesse novo ano (os bons, claro!). Esse fato nos anima para escrevermos a cada dia mais nossas idéias e opiniões.
    Nos EUA, boa parte das pessoas que compram produtos confiam mais no que os blogueiros (que são usuários do produto) dizem, do que nas empresas que o fabricam.
    Isso dá muito poder aos blogs.
    E a mídia (influente e formadora de opinião dos incautos) já começam a se preocupar com isso… rs

    Mas, enfim! Longa vida aos blogs!

    Abraços e um Feliz 2007 para você

  6. Olá Neto!

    É verdade… Nos EUA os blogs já são tão ou mais confiáveis como fonte de informação do que a mídia tradicional. A multidão da internet decidiu isso e faz todo o sentido.

    Já observei que tanto no Brasil como no exterior muitas das empresas de mídia tradicionais incluíram blogs entre seus produtos exatamente para explorar essa tendência.

    Agradeço os votos de ano novo e também lhe digo: Ótimo 2007!

    Vida longa aos blogs!

Deixe um comentário

Faça apenas comentários relacionados a este post. Caso tenha dúvidas, sugestões, críticas, ou queira discutir qualquer outro assunto que não esteja relacionado a este post, entre em contato pelo formulário ou através do email contato@techbits.com.br

Siga-nos no Twitter Nossa página no Facebook Assine o RSS Receba os posts pro email