A árvore genealógica de um meme

por Alexandre Fugita

[Árvore Genealógica] Na última semana de 2006 o Bruno Alves, dos múltiplos blogs, criou um meme chamado “Tag: objetivos para 2007“. Meme é um termo cunhado pelo cientista Richard Dawkins em 1976 para explicar a propagação e evolução de idéias ao longo do tempo. Na blogosfera[bb] o meme significa criar um post com uma idéia e fazer com que outras pessoas escrevam sobre esse mesmo assunto dando seu ponto de vista. Virou uma praga. Recebi a “intimação” de fazer um post sobre esse meme do Thiago Mobilon do Tecnoblog e Futilidades.net. Ao invés de ficar debatendo sobre meu Master Plan para 2007 e ter a árdua tarefa de escolher outros cinco para propagar a pirâmide, resolvi analisar as relações surgidas a partir do post inicial do Bruno Alves e criar a genealogia deste meme.

A Genealogia

Encontrei um total de 90 blogs que foram convidados para este meme, totalizando 7 níveis no degrau de relacionamento entre os blogs. Aproveitando a oportunidade, fiz uma tabela no Google Docs & Spreadsheets para fazer uma demonstração de uma funcionalidade útil deste concorrente do Excel: a possibilidade de publicar a tabela on-line e em tempo real, ou seja, se eu fizer alguma alteração no arquivo, o quadro abaixo é modificado automaticamente. Não é à toa que cada vez mais prefiro o Google à Microsoft. Divirtam-se! (Legendas no final da planilha)

Obs: caso você tenha participado do meme mas não conste na planilha acima, envie um pingback.

Comentários do Facebook
96 comentários
  1. Excelente idéia Alexandre, perfeita! Tanto por fazer a genealogia do meme (nunca vi nada parecido por aí) como por usar esta função dinâmica do Docs & Spreadsheets!

    Simplesmente genial :)

  2. Eu não sabia dessa funcionalidade do Spreadsheets, bom saber!

    Sobre os memes eu acho que são legais mas temos que tomar cuidado para ficarmos SÓ neles!

    Abs

  3. Ótima idéia cara, tava ficando difícil saber quem já foi convidado e quem ainda não foi ;)

    um abraço!

  4. Ótima idéia da árvore genealógica do meme.

    Assim como o Rangel, também acho que deve-se participar de memes com moderação. Fui convidado pra mais um e ainda não publiquei nada.

    Prefiro valorizar sobretudo o conteúdo que publico.

    Abraço.

  5. Que maneiro ^^

  6. As vezes você me surpreende com suas idéias!
    simplesmente genial!

    Não conhecia esta funcionalidade do Docs & Spreadsheets, matou a pau !

    e saber a genealogia do Meme deve ter dado um pouquinho de trabalho hein !

    Parabéns meu camarada!

  7. Gostei da idéia. Até porque eu estou lá! xD

    Já tem blogs no sexto degrau. Então o meme deve estar fazendo relativo sucesso.

  8. Tô ferrado! Fui convidado duas vezes, não tem como escapar… Aliás, vou ter que apressar isso antes que já convoquem quem eu estou pensando em convocar.

    Mas a idéia da tabela foi muito boa. Parabéns! Só faltou colocar os links de cada post/blog.

  9. Olá pessoal!

    Costumo responder individualmente mas este post teve muitos comentários então vou fazer um geralzão, se não contemplar alguém, não fique triste, hehehe:

    Primeiro, agradeço aos que gostaram da idéia da planilha;

    Rangel e Aldemir,
    Também prefiro não participar dos memes, mas esse valeu como experimento social, hehehe!

    Thiago,
    É verdade, tá difícil saber quem convidar… é uma progressão geométrica, uma pirâmide!

    Kadu, Rangel e Rafael,
    O Google Docs & Spreadsheets é fantástico!

    Thassius,
    É a teoria do Seis Graus de Separação!

    Rafael,
    Deu trabalho não… meu super algoritmo que estou criando para derrotar o Google fez tudo sozinho. (ops, falei demais! hehehe!)

    Marcus,
    É, foi convidado duas vezes! Mas não é só vc. Tem mais gente! Queria ser requisitado assim, hehehe! Ah, e os links… putz, pensei em colocar… daria muito trabalho, mas acho que vou tentar colocar em breve.

    Cobalto,
    Só vc não foi contemplado. Pra não deixá-lo no vácuo, valeu!

  10. Gostei da arvorezinha, boa iniciativa!

  11. Show de bola. Parabéns!

  12. Olá Lucas Castro e Issamu!

    Valeu o apoio! Falou!

  13. Legal, vai continuar atualizando? Vc vai acabar não fazendo outra coisa! Eu vou publicar a minha lista hoje.

  14. Olá Ana!

    Ah, sim, vou atualizar… mas como demanda tempo, vou adiando, hehehe! Assim que vc publicar sua lista, mande um trackback para que eu fique sabendo.

    Até!

  15. […] O Thassius me etiquetou dessa vez. A meme foi iniciada pelo Bruno Alves e está se expandindo pela blogosfera brasileira. A brincadeira é listar cinco objetivos para 2007. Bem, eu já tenho uma listinha de 101 coisas pra cumprir até o ano que vem, mas não custa nada reforçar alguns pontos mais subjetivos. […]

  16. […] Toda essa lenga-lenga para finalmente chegar ao meme sugerido pelo Bruno Alves, que veio at? mim gra?as ao convite do Rodrigo Ghedin, e que, segundo o Alexandre Fugita, j? chegou a pelo menos 90 blogs tupiniquins. A brincadeira ? elencar cinco metas para o ano rec?m-iniciado. […]

  17. […] Voce sabe o que eh um meme (clique para saber)? – Eu tambem nao sabia, ate a Ana Paula me avisar que havia me etiquetado para participar da brincadeira, comecada pelo Bruno Alves. […]

  18. Meme é a mesma coisa que corrente. Nada como fazer parecer a coisa diferente! Beijus

  19. Olá Luma!

    É verdade… Sabe que pensei nisso? Por isso, em algum ponto do texto referi-me ao meme como uma pirâmide. E por esse motivo não espalhei de volta. Nada contra os que fizeram, claro. Estou me beneficiando disso pq muitos linkam pra cá, para essa lista.

  20. […] Fico devendo por enquanto as cinco convocações porque a maioria dos blogs brasileiros que eu acompanho já estão participando da brincadeira. Alias, se você ficou curioso e deseja ler os objetivos de mais blogueiros pesquise a tag objetivos2007 no Technorati e visite a árvore genealógica criada pelo Alexandre do Techbits. […]

  21. Tag: Objetivos para 2007 ou Minhas metas…

    A idéia do meme é simples, alguém dá o tom e os outros cinco indicados seguem com a harmônia. Sempre indicando outros cinco para participarem do meme. Então, sem mais enrolações……

  22. […] Justamente por causa disso os nichos se formaram. E os três que interagiram nos memes foram: o nicho de blogs de web e tecnologia (que incluem blogs do náipe do TechBits – que criou uma planilha ótima que deu embasamento pra este post -, Revolução Etc, Tecnoblog, OitoBits, dentre outros) o nicho de  blogs de humor (neles estão contidos blogs tipo Jacaré Banguela, Sedentário & Hiperativo, Esculhambação, O Mico Na Redeetc), o nicho dos blogs pessoais (como o do Bruno Alves – que começou o meme dos objetivos -, Cardoso, efeito Cobalto, Aleatório, etc) e o nicho de blogs profissionais, aqueles pagos por alguma empresa ou mantidos com receita de anúncios (que é o caso do Brainstorm#9, Aletp, novo-Mundo, etc.). […]

  23. Resoluções para 2007…

    Recebi do Rafael Slonik o meme das Resoluções para 2007, e como acredito que essas listinhas nunca se realizam mesmo, aí vai…

  24. […] Essa blogagem é um pouco diferente porque faz parte de um meme, e você sabe o que é isso?! Eu não sabia! Até a Ale me convocar para fazer parte da brincadeira começada pelo Bruno Alves. […]

  25. Adorei a sua idéia!!! não sabia quando fiz esse meme, que estava participando de algo MUITO maior! rsrsrsrsr
    parabéns pela iniciativa, está muito bem elaborado essa planilha!!

    abração

  26. A Lógica da Decadência…

    Veja aqui a árvore genealógica de um meme e do que se trata; sua origem e tals. A seguir as minhas resoluções para 2007:
    1- Assistir a mais alguns nascimentos;
    2- Procurar dar tempo ao tempo;
    3- Viver à grande e à francesa;
    4- Finalizar os pr…

  27. Olá Priscila!

    O meme teve tantas ramificações, e já está no décimo nível, algo assim, que não teria como vc saber mesmo da origem e deste post se eu não a avisasse, hehehe!

    Valeu, que bom que gostou da planilha. Vou tentar atualizá-la na medida do possível (dá um trabalhão).

    Abraços!

  28. Parabéns pelo trabalho, e q trabalho…rsrs
    Não sabia q tinha tanta gente assim.
    Abaixo o link dos q convidei (estavam nos links no meu blog)
    Elisabete – http://elisabetecunha.wordpress.com/
    Keiko – http://tirandoosapato.blogspot.com/
    Vivi – http://coisitasdavivi.loginstyle.com/
    Abraço

  29. Olá Deby!

    Sim, quase 300 e crescendo… só não sei até onde conseguirei atualizar pois é uma progressão geométrica. Atualizarei assim que possível os links que vc mandou.

    Abraços!

  30. Oi, fiz meu post-meme hj. Aqui esta o link:
    http://lilibolero.blogspot.com/2007/01/meme-5-objetivos-para-2007.html
    So q nao contactei minhas 5 pessoas… deixarei isso para depois ai te aviso!!!
    bjks

  31. Olá Lili!

    Ok, assim que fizer a próxima grande atualização (dá um trabalhão…) da planilha, acrescento/ atualizo o seu blog!

    Até!

  32. […] A Ale me convidou para participar de um blogagem com meme…Booo, o que é isso? Voce sabe? eu tambem nao entao clique aqui e fique informado. Achei super interessante, blogagem com pedigree. A brincadeira começou com com o Bruno Alves, e se voce conferir nesta lista aqui, vera uma lista enorme e atualizada dos blogs que aderiram. […]

  33. […] A Super May me passou a tarefa de fazer um Meme….Mas o que é um Meme????Eu tbm não sabia nadinha, mas venha aqui e leia tudinho […]

  34. […] Agora, um dos pontos incríveis dessa história é a velocidade com que se propaga o meme. O Alexandre Fugita está catalogando a expansão da iniciativa aqui, site por site. Quando ele começou o registro já havia 90 participantes. Ontem, quando visitei o site dele, havia 275. Agora já são 575. Tudo começou com uma única pessoa e cinco convites. […]

  35. Rapaz, acho que tu pegou um rabo de foguete hein
    é atualização que não acaba mais!
    hahaha!

  36. Fala Rafael!

    Chegou em um ponto que a atualização ficou inviável. Sorte que ainda tenho o robozinho que estou criando de destronar o Google, hehehe!

    Agora só se me citarem ou mandarem um trackback.

    Falou!

  37. […] Ahh! Eu recebi o convite do Tiago. Veja também a árvore genealógica do meme. […]

  38. […] Essa é uma brincadeira começada pelo Bruno Alves (nunca tinha ouvido falar desse pequenozinho. Prazer Mano, gostei de ti.) tem um nome chiqueterrimo de Meme. Por ela tenho de indicar outras cinco pessoas para fazer a mesmo lista. Bom, espero não indicar quem já fez. Caso aconteça, é só avisar. O meme vai para: […]

  39. Que doideira, comocei a tag de bobeira, não imaginava que tomaria essa proporções :).

    Existe uma pequena diferença entre Tag e Meme, a Tag, tem o conceito de corrente, a Meme, não.

    Esse foi um dos motivos que me levou a não traduzir o termo.

    Parabéns pela iniciativa, deve ter dado um trabalho do cão :p

    Abraço

  40. Olá Bruno!

    Hehehehe! E eu comecei a árvore genealógica de bobeira… não achava que ia dar tanto trabalho assim! hehehe!

    Ah, sim, Tag é diferente de meme… mas qdo chegou a mim já tinha virado meme, hehe! É que nem o telefone sem fio que crianças fazem: a informação vai se distorcendo ao longo do trajeto. Lá pra sétima interação, o nome passou para “Objetivando” ou ainda “Resolucionador”, sei lá… E o povo nem sabe de onde surgir tal tag/ meme.

    Falou!

  41. […] O Alexandre, do Techbits, montou a árvore genealógica da tag, que é atualizada constantemente. […]

  42. As vezes isso acaba acontecendo.

    O que achei mais legal, foi a quantidade de novos blogs que conheci, infelizmente, ainda não consegui ler todos, mas seu arquivo vai ajudar bastante.

    Abraço

  43. Bruno,

    É verdade, isso (mudança da informação) acaba ocorrendo. Conheci e visitei blogs que nunca iria conhecer ou visitar se não fosse essa tag. O bom disso é que descobri coisas interessantes no meio da multidão. O arquivo ajuda pq se lembrar de algum que chamou a atenção mas na hora não anotei o RSS, é só voltar lá, hehehe! por incrível que pareça está mais completo que o Technorati! hehehe!

    Abraços!

  44. Tag: Objetivos para 2007…

    Bruno Alves encontrou em alguns blogs no exterior a seguinte brincadeira: escrever um post expondo 5 metas pessoais para este ano de 2007, e depois convidar outros 5 blogueiros para passarem adiante a corrente. O Bruno trouxe a brincadeira para……

  45. 45. Citação de Techbits em 17 jan 2007 - 21:19

    Vampiros não existem…

    A constatação acima foi uma das “descobertas científicas” mais interessantes que li no ano passado. Vampiros alimentam-se de sangue e tornam vampiros as pessoas picadas. Se cada vampiro alimenta-se de duas pessoas normais por dia e essas…

  46. […] Eu fiquei pensando, deve haver uma maneira inteligente e divertida de abordar esse tema. E há, mas ela já foi feita pelo Techbits, que teve a idéia genial de fazer a árvore genealógica desse “meme”. Até agora 596 blogs já entraram na brincadeira, o que é um fenômeno realmente impressionante. Se você ainda não viu essa tabela, não deixe de passar por lá. […]

  47. Surpreendente (…)
    (…) parabéns!

  48. […] Veja a árvore genealógica da tag aqui, no Techbits. […]

  49. Nossa essa planilha dá um trabalhão em Alexandre!

    Como você fica sabendo da continuidade do meme?

    []’s

  50. Sensacional sua idéia, Alexandre, vou colocar o link no post.

    Concordo que os memes estão um pouco fora de controle, e espero não ser convidado para mais nenhum tão cedo.

    Abraços, Nick

  51. Metas para 2007…

    Fui convidado pelo El Fon do blog Esdruxulo para criar uma lista de previsões ou metas para 2007. Como não quero dar uma de Nostradamus, prefiro fazer uma lista de metas mesmo. Vamos lá: 1) Me dedicar cada vez mais……

  52. Sergio,
    Vixe, deu um trabalhão… talvez tente mais uma grande atualização (só estou acrescentando agora quem pingar o post). Qto à descoberta de novos post que continuaram o meme, criei um super ultra mega secreto spider que servirá ao meu mecanismo de busca para derrotar o Google, hehehe! Brincadeira! Foi “na mão” mesmo… eita falta do que fazer!

    Nick,
    Sim, estão fora de controle. Eu estava torcendo pra não ser convidado pra esta, mas já que fui fiz algo diferente. E agora acabo de receber outro “convite” (aspas, se é que vc me entende). Não sei o que fazer, hehehe! Valeu link!

    Calebe,
    Valeu! Se eu fizesse só os objetivos, ninguém ia ler… então fiz algo para todos lerem.

    Abraços a todos!

  53. Excelente post assim como esse blog está de parabéns amigo.

  54. Hildegard,

    Obrigado! Agradeço o elogio e a visita!

    Abraços!

  55. Atualizei o link lá Alexandre.

    Muito massa isso, vou até puxar pra mim :D

  56. É legal de ver que bons posts continuam sempre rendendo comentários e track/pingback mesmo com o passar do tempo

    =D

  57. Tiago,
    Se vc quiser copiar a planilha, é só pegar o código no html desta página e inserir no seu post.

    Lucas,
    É, esse post rendeu muitos comentários. Mas acho que a essa altura não vai ter mais ninguém fazendo posts sobre os objetivos de 2007.

    Abraços!

  58. Hehehe com certeza! Já estamos chegando no segundo mês, e agora a correria vai começar a ficar pesada como sempre.

    Mas o post do GSM também tem dado uma boa discussão ;P

  59. Lucas,

    Agora o povo está pensando ou no Carnaval, ou na correria que é o “começo do ano” depois dessa fase de euforia pós Ano Novo!

    Há dois posts sobre Vivo GSM que tem dado discussão que não acaba mais, hehehe! Tem 3 ou 4 pessoas que estão sempre lá trocando idéias. Eu até desencanei de me intrometer muito, hehehe!

    Falou!

  60. […] mais de um mês que essa meme começou – iniciada pelo Bruno Alves e catalogada pelo Alexandre – porém, mesmo assim vou […]

  61. […] interagiram nos memes foram: o nicho de blogs de web e tecnologia (que incluem blogs do n?ipe do TechBits – que criou uma planilha ?tima que deu embasamento pra este post -, Revolu??o Etc, Tecnoblog, […]

  62. 62. Citação de Techbits em 28 fev 2007 - 10:46

    Como blogo e trato meus leitores…

    Nos últimos tempos várias memes tomaram conta da blogosfera. Um meme é uma idéia que tem vida própria e se propaga sozinho. Em termos de blog é uma forma de descobrirmos coisas sobre nosso blogueiros favoritos, além de uma corrente disfarçada …

  63. 63. Amanda disse em 11 mar 2007 - 21:19

    Olá…
    Quem ai conhece a família Magalhães?E a família Ludwig?
    Quem conhecer me avise…!!!
    Obrigada!

  64. Provavelmente a colega aí emcima pesquisou no google sobre arvore genealogica e nao teve dúvidas, postou o comentário !

    Santo google !

    []’s

    Rafael Arcanjo
    Arcanjo.org
    Imperador.org

  65. É surreal como uma pessoa entra em um blog, não se dá ao trabalho nem de ler o post e nem os comentários de tantas pessoas e depois solta uma pérola destas…

    Será que ela acha que o TechBits é um blog de árvores genealógicas?

  66. Rafael e Nick,

    Fala sério mesmo… no máximo deve ter uma família Magalhães nesse imenso Brasil… e certamente a pessoa é do tipo leitora de títulos… Acho que o Techbits deveria mudar de foco pra prover árvores genealógicas… mercado existe, hehehe!

    Abraços!

  67. […] corrente que vai passando entre os blogueiros. Quem me passou foi a Carol. Uma explicação copiada desse site: Na última semana de 2006 o Bruno Alves, dos múltiplos blogs, criou um meme chamado “Tag: […]

  68. […] falando, o Alexandre, do site TechBits, disse que “meme significa criar um post com uma idéia e fazer com que outras pessoas […]

  69. 69. Andrea disse em 3 maio 2007 - 17:24

    gostaria de saber como faço para ter uma arvore genealogica minha e de meu esposo
    eu(debatin)
    ele(cerri)
    obrigada

  70. Andrea,

    Faça o seguinte:

    leia este endereço abaixo e seja feliz

    Árvore Genealógica para pessoas que não tem tempo de procurar

    Abraços

    Rafael Arcanjo, o querubim das almas preguiçosas e sua boa ação do dia

  71. Valeu seu Arcanjo!

    Pq sinceramente eu não estava com vontade de responder essa. O pior de tudo é que o email dela é do UOL e veio aquela mensagem de antispam burro. Diabos…

    Falou e valeu novamente pela boa ação!

  72. Hehehe… Essa Andrea não leu nem os comentários, quanto mais o post.

  73. Nick,

    Pois é… é aquilo que vc comentou mais acima (#65). O povo nem se dá o trabalho de ler o que está postado e pede ajuda. Se nem lê o que o post diz nunca vai encontrar a info que quer… pedir é fácil, procurar e achar é uma arte.

    Abraços!

  74. É isso aí, Alexandre! Um pouco menos de preguiça de ler, gente!

    Abraços!

  75. 75. Andrea disse em 3 maio 2007 - 23:51

    não é não em todo lugar que entro é para construir a arvore, se quero saber sobre a mesma é pq nao sei que a compoe nao é preguiça de ler, e sim falta de conteudo de informaçao ok…..

  76. Andrea, me desculpa, mas o seu argumento não faz o menor sentido… Este blog não tem nada a ver com este assunto, como você pode perceber lendo o post acima ou qualquer um dos outros.

    Minha sugestão é você seguir a dica do Rafael que é ótima.

    Abraços.

  77. Nick e Andrea,

    Pois é… Acho que ela não leu o texto se não saberia que não tem nada a ver com árvore genealógica de pessoas e sim de uma brincadeira que aconteceu na blogosfera no começo deste ano.

    Dizer que aqui falta conteúdo deve ser piada, hehehehehe! Gostei, vou espalhar e ver se o povo ri também. Faltou leitura, isso sim.

    Vou com o Nick, siga a dica do Rafael e tudo acaba bem.

    Abraços a vcs!

  78. a arvore é vida devemos preservalas

  79. […] vou listar todos, mas é uma brincadeira interessante (o Alexandre Fugita fez algo similar no post A árvore genealógica de um meme, onde ele postou todos os posts que começaram com um meme do Bruno Alves), apesar de ser, em […]

  80. […] interessante: juntou blogs populares no BlogBlogs e montou uma tabela a lá Alexandre Fugita (lembram?) com os 50 blogs brasileiros mais populares, usando não só um critério, mas quatro diferentes, […]

  81. […] conheci um termo novo: MEME. MEME na blogosfera significa criar um post com uma idéia e fazer com que outras pessoas escrevam so… Parece que isso virou mania pelos bloggers por aí. Particularmente eu nunca tinha ouvido […]

  82. […] estou engatinhando na blogosfera, se você, assim como eu, não tem idéia do que seja isso, clique aqui ou aqui e […]

  83. […] Alexandre, do Techbits, montou a árvore genealógica da tag, que é atualizada […]

  84. 84. Jaqueline disse em 2 set 2007 - 10:26

    Eu gostaria de saber o que a árvore tem haver com a nossa respiração.

  85. 85. tainara disse em 4 set 2007 - 19:13

    tenho 11 anos e tenho de fazer pesquisas escolares e aqui não fala sobre oque é geneologia nessesariamente…

  86. […] creio eu terem dúvida a respeito da diferença entre Tag e Meme, segundo o Techbits, “Meme é um termo cunhado pelo cientista Richard Dawkins em 1976 para explicar a propagação e evolu…“. Lendo aqui e ali, pelo que eu entendi a Tag você obrigatoriamente convida um número X de […]

  87. […] ? Ale e ao Blog Techbits pela […]

  88. jaqueline e tainara,

    Realmente aqui creio que não encontrarão as respostas que procuram. Talvez seja melhor consultar a wikipédia (ptwikipedia.org)

    Abraços!

  89. […] Alves Quem me etiquetou: Ana Paula Definição de meme. Esta meme está se espalhando…clique aqui para […]

  90. 90. MARIANA disse em 17 fev 2008 - 11:41

    que porcaria nao consigo fazero meu trabalho sao mesmo bobos
    cara de cócó nao sabem fazer nada sao memo estupidos

  91. 91. Ernesto disse em 15 mar 2008 - 20:25

    ara..

  92. 92. Ernesto disse em 15 mar 2008 - 20:27

    Que rídicolo esse blog só fazem , merda meu trabalho foi pro caralho . Só fzem coisas ridícolas. Ninguém merece ! Já vou indo não , quero perder meu tempo nessa merda.

  93. […] Estou aqui de novo participando de mais um Meme. Meme?! What’s porra is that?! […]

  94. queria saber com se faz uma arvore genealogica

  95. […] aqui a árvore deste meme que começou no […]

  96. Logo que os computadores chegaram a Portugal senti uma repulsa congénita.
    Eu era então um Homo Faber. Sem deixar de alimentar essa vertente sensual do fazer directo das coisas de arte, as telas, pincéis, o cheiro a incenso dos óleos, o toque do papel e a grafite deslizando num rumor branco pela superfície granulada, agora, ante o espanto de meus fãs de Comics, por eu não estar conotado com a tecnologia contemporânea, agora que meu trabalho e nome se espalharam pelo mercado, descobri com entusiasmo irresitivel o extraordinário instrumento que são as redes on line. Agora estou navegando ainda a todo o pano para compreender o fenómeno. Diria já que a vela incha de vento se torna insuficiente para a urgência de chegar. O Hmo Techn começa a nascer.

    Para dizer que a sua germinal ideia do Meme, Alexandre, é admirável ! Por esta larga passada que ela me proporciona, receba toda a minha admiração.

    Na curiosidade de quer conhecer o meu site, aí vai: http://www.victormesquita.com

Deixe um comentário

Faça apenas comentários relacionados a este post. Caso tenha dúvidas, sugestões, críticas, ou queira discutir qualquer outro assunto que não esteja relacionado a este post, entre em contato pelo formulário ou através do email contato@techbits.com.br

Siga-nos no Twitter Nossa página no Facebook Assine o RSS Receba os posts pro email