Uma grande perda para a sabedoria das multidões

por Alexandre Fugita

[Wikipedia] A Wikipédia, enciclopédia on-line colaborativa mais atualizada do mundo, está bloqueando a sabedoria das multidões. Rankings de mecanismos de busca como o do Google são criados a partir de links entre sites, entre outras variáveis. Quanto mais citado é um site, melhor. Quanto mais importante é o site que cita o outro, melhor. Isso faz a pontuação aumentar e, conforme o caso, aparecer na primeira página dos resultados de uma pesquisa. Como a maioria das pessoas só clica em links que aparecem na primeira página, figurar nela é garantia de tráfego. A Wikipédia começou a bloquear mecanismos de busca de indexarem esse tipo de link com o objetivo de diminuir o SPAM que suas páginas recebem. Se por um lado a justificativa faz sentido, do outro trata-se de uma grande perda para a sabedoria das multidões pelo bloqueio de links legítimos.

Malditos Spammers

[Spam enlatado] Spam: isso é o que vai “acabar” com a internet. Recebemos diariamente dezenas de spam. O Techbits filtra diariamente outro tanto de comentários spam. Até no orkut há relatos de infestação por spam. A internet é um meio livre e barato de se marcar presença. Fazer spam é um negócio que deve movimentar dinheiro. Se de cada milhão de mensagens spam, 100 pessoas (0,01%) clicarem e comprarem o produto oferecido, o lucro está garantido. Ou outros 99.99% vão perder seu tempo, gastar recursos de internet, ou seja, serão incomodados, às custas do 0,01% dos que caem nessas armadilhas. Por esse motivo – funcionar – o spam continua.

Na Wikipédia, spammers postavam links para seus sites por vandalismo, e até alguém perceber e reverter a mudança, o Google já tinha passado por lá e indexado esse novo link no seu PageRank (sistema de pontuação de sites do Google). Com isso, conseguiam melhorar posições no Google e outros mecanismos de pesquisa, gerando tráfego, fazendo Google Bombing e até ganhando concursos de SEO (Search Engine Optimization). Por estes motivos, a Wikipédia decidiu, pelo menos por enquanto, bloquear os mecanismos de busca de seguir os links externos através do “comando” NOFOLLOW em seu código HTML.

A Sabedoria das Multidões

A sabedoria das multidões (wisdom of crowds) é como se fosse uma inteligência coletiva, um raio X do que as pessoas que estão na web (navegando, blogando, pesquisando) pensam. É a análise de bilhões de pedaços de informação que juntos fazem um sistema de CRM parecer coisa de criança. Dá pra brincar de descobrir o que as pessoa pensam no Google Trends.

Há críticos, claro. Dizem que essa inteligência é na verdade a burrice das multidões. De qualquer forma os motivos da Wikipédia são válidos e os prejuízos para a web, enormes. Malditos sejam os spammers.

Comentários do Facebook
14 comentários
  1. Malditos sejam os spammers, os vândalos, e todos esses porcos digitais.

    Além dessa questão dos spammers, infelizmente a enciclopédia livre às vezes precisa tomar atitudes “totalitárias”, como por exemplo bloquear a edição de alguns artigos, exatamente por esse tipo de gente, que acaba prejudicando toda a comunidade. =\

  2. É verdade, pra que google se wikipedia é Também um mecanismo de busca? É só adicionar no Firefox!

  3. Mitchel,
    Os spammers sempre existirão, não tem jeito. O problema é que por causa deles perdemos coisas que ajudam a formar, por exemplo, a sabedoria das multidões.

    Semtex,
    Acho que vc não entendeu… O Google é importante no caso. A Wikipédia não é contra o Google. O que eles estão limitando é a Wikipédia servir de meios de aumentar o ranking em mecanismos de busca pois spammers usam isso para os mais diversos fins como Google Bombing e concursos de SEO (ver links no texto).

    Abraços!

  4. A pergunta que não quer calar é: os spammers ganham alguma coisa *efetiva* com isso, além do ódio dos milhões de usuários da Wikipédia?

  5. Parabens pelo seu blog, muito show mesmo…
    Gostei pacas dele…
    Espero que um dia o meu chegue la tb…

    Valeu fui!!!

  6. Olá Bia!
    Não sei se foi isso que vc quis dizer mas na Wikipédia o ganho não é medido em $$ e sim em “credibilidade”, por exemplo, no PageRank. É uma forma de ganhar.

    Felipe,
    Agradeço! Boa sorte e sucesso ao seu blog.

    Abraços!

  7. Bia,

    Existem páginas na Wikipedia que tem pouco acesso mas alto PageRank. Isto é um prato cheio para spammers.

    Eles buscam links que serviram como “votos” para os sites deles.

    O concurso SEO é que desencadeou o problema já que muita gente está usando o site para spam.

    Ei Fugita,

    Concordo com você. O spam ainda vai acabar com a internet. Só achei a postura da Wikipedia legal. Tem que resgardar a qualidade.

    Grande abraço

  8. Paulo,

    Exato, é isso que me motivou a escrever sobre o assunto (wikipedia = pagerank alto = concurso SEO).

    A postura da Wikipedia faz sentido pois protege seu patrimônio que é o conhecimento. Mas tem seus efeitos negativos que é diminuir a “inteligência coletiva” da sabedoria das multidões.

    Abraços!

  9. Olá Alexandre!
    Eu vi um comentário parecido. E entendo a atitude da wikipédia em resguardar as informações. Está correta.
    Embora de maneira, digamos assim, um tanto radical.
    Infelizmente esses spammers não tem fim.
    Eu mesmo perdi as contas de quanto os recebo por dia em minha caixa de e-mail.

    E como frisou a Bia. Devem ganhar um bom $ com isso…

    Abraços

  10. Olá Neto,

    Bom, essa mudança na Wikipédia faz sentido pelos motivos por todos nós apontados. Apesar disso acho que os reflexos são piores do que o problema que estão tentando evitar.

    Eu tenho uma idéia de qto de spam recebo por mês pois não os apago da caixa spam do Gmail. E como ficam lá por 30 dias tenho uma boa idéia da tendência (se está aumentando ou diminuido). Sempre aumenta…

    Sim, devem ganhar $$. Mas no caso dos spammers da Wikipédia, ganham status.

    Até!

  11. Alexandre, nem me fale em Spam, são uma peste na internet (o lado negro mesmo!!!! um virus, uma merda!)
    Não sabia que a Wikipedia tá bloqueando os buscadores, desculpa, mas não é uma atitude “estupida”, eles fazerem isso??? hoje em dia quase ninguem grava link de sites, vai logo no google e digita lá o nome, menos trabalho né????? enfim…

    beijão e apareçe mias vezes lá no blog :)

  12. Olá Priscila!

    O que a Wikipédia está bloqueando não são os mecanismos de busca e sim os que os referrals (links para sites extenos) sejam catalogados. Isto é pra evitar que os spammers se beneficiem no ranking de mecanismos de busca pois quanto mais um site é citado, qto mais importante é o site que cita (a Wikipédia é muito importante!).

    Mas o ótimo conteúdo da Wikipédia continua a ser “achável” pelo Google e outros buscadores.

    Abraços!

  13. […] Uma grande perda para a sabedoria das multidões […]

  14. […] vantagens da Wikipédia são inegáveis, porém a mesma tem tido problemas constantes […]

Deixe um comentário

Faça apenas comentários relacionados a este post. Caso tenha dúvidas, sugestões, críticas, ou queira discutir qualquer outro assunto que não esteja relacionado a este post, entre em contato pelo formulário ou através do email contato@techbits.com.br

Siga-nos no Twitter Nossa página no Facebook Assine o RSS Receba os posts pro email