Novo Windows não sai em 2009

por Alexandre Fugita

[Windows Vista] Os últimos dias foram tomados por um boato de que o Windows Vienna, sucessor do recém lançado Vista, estaria programado para daqui a dois anos. O assunto ferveu na blogosfera, tanto nacional quanto internacional, e teve gente criticando a Microsoft. A gigante de Redmond não costuma comentar boatos, mas desta vez abriu uma exceção e colocou um ponto final na discussão. Afirmou que já está desenvolvendo a nova versão, mas não deu datas. Segundo o ArsTechnica, a história surgiu na InfoWorld e a data de 2009 foi provavelmente uma dedução do autor do texto, com base em inferências na entrevista que fez com um VP da Microsoft. Portanto, era mesmo boato: o Vienna não chega em 2009.

A declaração da Microsoft

A tradução livre da declaração de Kevin Kutz, um Diretor da Microsoft segue abaixo e foi retirada do ArsTechnica.

“O lançamento do Windows Vista foi um momento de incrível alegria para nossos clientes e parceiros ao redor do mundo, e a companhia está concentrada no valor que o Windows Vista irá trazer para as pessoas hoje. Nós não vamos dar ainda nenhuma dica sobre a próxima versão do Windows, a não ser que estamos trabalhando nela. Quando for o momento, informaremos.”

Previsões são apenas previsões

Pra preencher espaço no post, o ArsTechnica começou também a fazer previsões sobre quando o próximo sistema operacional da empresa de Redmond seria lançado. Falaram em 2,5 anos para o SP1 e a partir daí mais 2,5 anos até o Vienna. Faz sentido, isso dá 2012 (isso é apenas uma previsão!).

A Microsoft adotou a tática certa de desmentir o boato pois isso poderia prejudicar as vendas do Windows Vista. Eu estava pensando em fazer o upgrade só daqui uns dois anos, quando o novo sistema operacional estivesse mais robusto, com softwares testados e possivelmente um Service Pack 1. Com os boatos de um novo Windows daqui dois anos já pensei em adiar tal upgrade pois não valeria comprar uma cópia do Vista se logo em seguida já estaria desatualizado. De qualquer forma o XP tem sobrevida útil até 2014. Que venha o SP1 e sejamos felizes com o Vista (fala sério!).

Comentários do Facebook
27 comentários
  1. Fala sério mesmo! hehe

    Ouvir falar do Vienna. Mas precisar bem a data de seu lançamento é algo difícil.
    Lembra dos rumores sobre o Iphone?
    Jobs mostrou em janeiro. Mas só estará disponível no segundo semestre deste ano.
    Colocando que praticamente não existe prazos na atual velocidade da web, é de se esperar que esse remendo surja logo.

    O que acontece é que a Microsoft perdeu mesmo o “time” das coisas.

    Abraço

  2. Grande surpresa ao passar pra conhecer seu blog, que é super legal.
    Mais uma das boas notícias da grande rede….
    Convido para passar e tomar um chá lá no 20 & Poucos anos…
    Grande abraço e até mais ver!

    Learts

  3. Mas ja???

    Ja estao falando em outro windows???
    Caraca hein, a Microsoft nao perde tempo mesmo, por isso que os sistemas operacionais dela sao sempre ruim, elas acabam de fazer um e comessam em outro, nem pra dar mais atenção pro novo..

    Espero que realmente como disse o cara la da Microsoft eles deem mais atenção pro WINDOWS VISTA!!!

    Falou, fui!!!

  4. […] techbits Compare pre?os […]

  5. Acho q em 2009 no máximo que vai sair eh um SP2 ! Era um boato muito estranho mesmo, somente para o vista, era impossivel de acreditar, mas oq não fazer para ter assunto, hãn ?

    Mas pode ser tb que o vista seja um grande fracasso e saiu realmente vienna antes do que esperam, massss… (quase) impossibel !

  6. Neto,

    É, pelo menos no lançamento do Vista, a Microsoft perdeu o timing das coisas. Qdo comecei a ler por aí que o Vista sairia em 2009 não botei nem uma gota de fé. Dias depois foi desmentido. Se o Vienna sair em 2012 será muita sorte!

    Leandro,

    Legal, que bom que gostou! Fui lá conhecer o seu blog também e depois deixo por lá minhas impressões.

    Felipe,

    Pois é… eita povo apressado… o Vista nem saiu direito… A Microsoft precisa olhar com atenção o Vista pois eu mesmo não achei grande coisa… e nem estou com pressa de atualizar…

    Diego,

    Acho que em 2009 vai um SP1. Espero que o Vista não seja um fracasso pois se não vamos ficar sem fabricante de SO, o que seria muito ruim.

    Abraços a todos!

  7. Alexandre, esse comentário do Leandro é um spam. Gerado automaticamente, ele comentou igualzinho no meu blog.

    Respondi até e também olhei o blog do infeliz. Depois vi o mesmo comentário aparecendo no memórias fracas e agora aqui no Techbits.

  8. Lucas,

    É mesmo! É spam disfarçado de comentário legal. Valeu pelo aviso, mas agora vou deixar pois até respondi o comentário. Faz de conta que é de verdade.

    Certamente essa não é a melhor forma de promover um blog.

    Falou!

  9. Senti falta do link para o comentário.

    Pra conseguí-lo tive que ir no código e pegar o id ;P

  10. […] de alguns minutos, vi o mesmo comentário-spam no Techbits e no Memorias […]

  11. Ja respondi lah no outro blog e agora aki…
    Naum eh que virou polêmica msm… rsss

    Seria um programinha de spam? -Eu respondo naum eh pessoal!!!

    Lucas nao precisa ficar revolta e me xingar brow! “infeliz” =O
    Como eram muitos blogs bons que eu estava observando fora do spaces do msn, resolvi postar algo pra saber a quantos anda o
    interesse do autor para com o leitor!!!

    abs

  12. Leandro,

    Realmente eu achava que era um programa mesmo. De qualquer forma, vc poderia ter sido um pouquinho mais criativo e colocado comentários diferentes em cada blog. Assim conseguiria a atenção desejada ;P

    abraço

  13. Será que até 2012 ainda usaremos OS num computador desktop? Ou já estaremos usando exclusivamente web e aplicaçoes web?

    Qum viver verá :-)

    []’s

  14. Lucas e Leandro,

    Bom, polêmica resolvida… só uma dica para o Leandro: os blogueiros não gostam de mensagens deste tipo (oi, legal seu site, visita o meu!). Preferem comentários que adicionam ao post. Neste caso o blogueiro e seus leitores terão a curiosidade atiçada e certamente o visitarão.

    Lucas,

    Nunca imaginei que alguém iria querer linkar um comentários do Techbits, ledo engano, hehehe! Vou estudar uma forma de colocar o link diretamente na página, de forma visível!

    Sergio,

    Pois é… 2012 tá longe e eu (assim como vc) acredito que web services serão tão ou mais importantes que aplicativos no desktop. Já foi a era do PC, a era do Sistema operacional, agora é a era da web. hehehe!

    Abraços a todos!

  15. 15. ARIEL disse em 9 mar 2007 - 15:05

    fala serio esse novo windows deve fazer milagres, pois o vista saiu agora muita gente diz q ele é otimo e a microsoft já esta pensando em um melhor??? q isso. vai arrebentar até fritar ovo na cpu vai dar pra fazer.

  16. Ariel,

    Acho que vc NÃO leu direito. O título diz que o novo Windows NÃO vai sair em 2009.

    Até!

  17. […] E a respectiva fonte como manda o João (hihi) – Artigo do TechBits […]

  18. 18. Érick disse em 4 maio 2007 - 07:55

    Olha que eu saiba o vienna/blackcomb/seven começou a ser desenvolvido depois do xp, o que seria uma “revolução” no windows por isso tanta demora pra sair o vista. Pra vender sistema eles dizem que o vista é uma maravilha, mas na verdade a microsoft tem muito mais tecnologia do que disponibiliza no vista, o problema é que o hardware da maioria dos pcs não suportaria e o mercado não está desenvolvido o suficiente pra isso tudo.
    Lembren-se que a microsoft lançou o 98, 98se, ME, 2000, xp, um por ano. O vista demorou pq estavam desenvolvendo tecnologias mais diferentes, se boa parte delas já foram desenvolvidas o vienna não deve demorar.
    Se olharem o que tem na web sobre o desenvolvimento do vista (longhorn pdcs) verão que foram mostradas coisas que nem estão no vista, as animações por exemplo dão 10 a 0 nas do vista atual.
    Uma coisa é certa, não vai demorar tanto quanto o vista demorou.

  19. Érick,

    Do 98 para o 98SE, para o ME, para o 2000 não há diferença alguma… na verdade até vai piorando (exceto o 98SE). O XP, sim, mudou. O Vista parece que ficou mais bonitinho…

    De que adianta ter uma tecnologia ultra moderna se não pode usá-la? Prefiro algo que funcione e seja útil.

    Espero que não demore… Imagina o IE… se também demorar mais 5 anos até a próxima versão…

  20. 20. VICTOR disse em 14 mar 2008 - 15:23

    AMIGOS SOU TECNICO EM INFORMATICA E ESTOU SEMPRE A FAZER CONFIGURAÇÕES ADORO PC , POREM AO MEU VER O WINDOWS VISTA É UM WINDOWS QUE REQUER UMA OTIMA MAQUINA , PLACA DE VIDEO , UM OTIMO PROCESSADOR , E AINDA FICA LENTO. COM O XP MINHAS MAQUINA VOAM E A MAIORIA DAS PESSOAS QUE INSTALO O VISTA NÃO CONSEGUEM TRABALHAR COM ELE , COM PROCESSADORES DE SEGUNDA LINHA NEM PENSAR , AMIGOS O VISTA TEM QUE SER TUDO OTIMO ESPERO LOGO QUE VENHA UM NOVO WINDOWS E QUE NÃO SEJA MAIS PESSADO QUE O VISTA E JÁ ESTA BOM!!!!!!

  21. 21. Jc disse em 7 abr 2008 - 17:32

    Sobre o novo Windows:

    AAAAAAAAAAAAAAAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHHA

    =´)

    A Microsoft é uma fanfarrôna!

  22. Ja que acha a microsoft um fanfarrao Por que nao cria um melhor e mais rapido????????

  23. 23. Gabriel disse em 7 maio 2008 - 18:34

    hehehe… se depende-se de mim saia logo esse windows Vienna,
    provavelmente a microsoft não vai exagerar tanto em erquerimentos como o vista,axo que eles vão criar um windows com a beleza do vista e a velocidade do Xp… um exemplo de um sistema operacional assim é o umbooto

  24. o Vista é pesadão… o vista está pra um revival do milenium.. lento, pesado, nao funciona direito… é um erro de meia vida q a microsoft adora fazer com o win…

    se esse vienna vier parecido, em leveza, com o 98 não se assustem… a M$ tá de olho no mercado do terceiro mundo q tem PCs com processadores de segunda linha

    abraçs

  25. 25. bruce°° disse em 26 jun 2008 - 10:56

    destrave esse ps3 ta foda°°°°
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  26. sim o windows vista feis tanto susseso que tem gente dando cds de graça DUSHUDSAHUDHASDHAUSDHUHDASU LIXO

  27. FAIL!

Deixe um comentário

Faça apenas comentários relacionados a este post. Caso tenha dúvidas, sugestões, críticas, ou queira discutir qualquer outro assunto que não esteja relacionado a este post, entre em contato pelo formulário ou através do email contato@techbits.com.br

Siga-nos no Twitter Nossa página no Facebook Assine o RSS Receba os posts pro email