Yahoo! Pipes: a web como um banco de dados

por Alexandre Fugita

[Yahoo! Pipes] De vez em quando aparecem umas idéias geniais. Todos nós usamos a busca para encontrar coisas no grande mar de informações que é a web. Não dá pra ficar restrito ao Google. Uso o Technorati, o Flickr, o Digg, etc…, sempre procurando informações relacionadas ao mesmo assunto em cada um deles. Não seria uma boa idéia criar um sistema que fizesse essas buscas para mim, de forma mais fácil? Pois é, essa é a proposta do Yahoo! Pipes, lançado na semana passada. O serviço encara a web como um grande banco de dados e, através das condições que impomos para refinar uma pesquisa, relaciona informações de várias fontes diferentes. A ferramenta é poderosa, um tipo de mashup de feeds, filtrados de acordo com nossa preferência, com edição visual e entregue na forma de outro feed RSS.

Usando o Yahoo! Pipes

No Read/Write Web, o autor cita uma possibilidade de uso que seria criar um mecanismo que listasse todos os restaurantes franceses em Chicago e junto mostrasse uma foto do local obtida no Flickr. Realmente seria bastante interessante, mas, devido às imperfeições na classificação que as pessoas dão às fotos no Flickr (tags), seria impossível garantir que aquela imagem representa o exato local.

[Lógica de um Yahoo! Pipes]

Fui testar e criei um sistema (estrutura acima) que pega as notícias promovidas de alguns sites de notícias colaborativas em português, filtra os repetidos, e fornece um feed RSS do resultado. É algo bem simples, nem sei se funciona direito pois testei por apenas alguns minutos antes de publicar este post. Se funcionar (vou descobrir nos próximos dias) será muito bom pois se você entrar no Rec6, no OutroLado, no Linkk e no EuCurti verá que muitas notícias são repetidas. Um filtro via Yahoo! Pipes resolve a questão.

É possível criar campos para entrada de dados, filtrar por várias condições, juntar feeds, selecionar sites, etc… Enfim, criar mashups. É isso aí, brinquem, descubram particularidades e publiquem seus Pipes com as funcionalidades que desejarem. Qualquer coisa coloquem o link nos comentários que, prometo, vou visitar, hehehe!

Leia mais:

Comentários do Facebook
16 comentários
  1. Muito interessante!

    Não conhecia o serviço, e agora já vejo alguns usos de grande serventia para mim.

    Abraço

  2. Pois é…
    Alguns amigos disseram que a idéia parece boa.
    Um misto de fonte com notícias e banco de dados organizados.

    Pretendo conhecê-lo melhor também.

    Valeu!

  3. Olá Alexandre!

    Só estou esperando alguém fazer um tutorial passo a passo e com desenho para eu começar a testar :-)

    Mas a idéia é genial, a magia do shell chega ao rss

  4. Diogo,

    Pois é, serviço novo, tem uma semana! E, se souber usar, é uma ferramenta fantástica. Vou brincar mais ainda para descobrir os segredos.

    Neto,

    É algo inovador, diferente do que já vimos e portanto um pouco estranho a primeira vista. Transformou a web em um grande banco de dados no qual podemos fazer nossas queries.

    Sergio,

    Boa idéia, um tutorial. Acho que vou me aprofundar no Yahoo! Pipes e quem sabe preparar esse tutorial. A idéia é muito interessante, vamos ver se vai pegar.

    Abraços a todos!

  5. Testando aqui tb =)

  6. Pessoal, o Bruno Alves escreveu um tutorial justamente como estão pedindo. Ensinando a usar o Yahoo Pipes.
    ai vai o Link: http://www.meiobit.com/tutorial_usando_o_yahoo_pipes
    Um abraço

  7. Luis,

    Legal! Valeu por colocar o link! Tutorial é o que precisamos para usar o Pipes pq não é assim tão fácil como estão dizendo… depois de ler um tutorial acho que as coisas ficam mais claras.

    Djavan,

    Qdo fizer um sisteminha, coloca o link aqui pra gente testar também!

    Abraços!

  8. […] de várias fontes diferentes, ele viria a suprir o desse artigo publiquei. Para saber mais, leia no Techbits do Alexandre Fugit e no MeioBit por Bruno Alves, que elaborou um ótimo tuturial do serviço da […]

  9. Pessoal, muito legal mesmo o Yahoo Pipes, tenho usado e gostei muito.
    Aqui no Garimpar.com a gente criou um buscador web integrado com Favoritos e Notícias, tudo relacionado automaticamente.

    Deem uma olhada, é simples e fácil cadastrar.
    A busca é social pq le do Favoritos os sites e as Tags inseridas para criar a relevancia e mostrar os resultdos.
    E as minhas noticias sao alimentadas de acordo com as ultimas TAGS inseridas nos Favoritos, tudo interligado para aumentar a relevancia e só Garimpar conteúdo indicado pelos usuários.

    Abraços
    Jose Roberto
    Presidente Executivo Garimpar.com e Gloip.com

  10. Jose Roberto,

    Sim, o Yahoo! Pipes é fantástico, já criei algumas coisas para ajudar a organizar informações pra mim.

    Qto ao Garimpar, é uma proposta interessante e vou me cadastrar para fazer uns testes.

    Abraços!

  11. Alexandre,
    estou vendo como podemos criar ferramentas para nossa busca inspirado nas facilidades do Pipes.
    Parabens pelo blog, nós da Garimpar sempre lemos.

    Jose Roberto

  12. Jose Roberto,

    Aguardo novidades no Garimpar com recursos do Pipes!
    Agradeço o parabéns!

    Abraços!

  13. […] Yahoo! Pipes: a web como um banco de dados – Techbits (tags: http://www.techbits.com.br 2007 Yahoo_Pipes mashup webservices) […]

  14. […] O que ser um “Mashup”? Se você ainda sabe pode matar sua duvida aqui. Vamos na ordem dos fatos aonde quem chegou primeiro foi um serviço do Yahoo, o “Yahoo Pipes” que se trata de uma ferramenta web-based para criação de um Mashup, para entender o funcionamento do Pipes, consulte aqui. […]

  15. […] Yahoo! Pipes: a web como um banco de dados – Techbits […]

  16. […] FONTE: https://techbits.com.br/yahoo-pipes-a-web-como-um-banco-de-dados/   […]

Deixe um comentário

Faça apenas comentários relacionados a este post. Caso tenha dúvidas, sugestões, críticas, ou queira discutir qualquer outro assunto que não esteja relacionado a este post, entre em contato pelo formulário ou através do email contato@techbits.com.br

Siga-nos no Twitter Nossa página no Facebook Assine o RSS Receba os posts pro email