OutroLado: moldado pela multidão

por Alexandre Fugita

[OutroLado] Há cerca de um mês surgia o OutroLado. A proposta do serviço seria publicar textos originais de autores com o intuito colaborativo. Além de votos o autor ganharia divulgação pois o OutroLado está ligado ao conhecido WebInsider. Logo no lançamento, críticas surgiram pois autores não se sentiam confortáveis em publicar um texto completo no serviço sem ter algo em troca. Após conversas e troca de idéias com a blogosfera, Gilberto Jr, um dos idealizadores do site, mudou algumas coisas para deleite dos editores de plantão.

Receita compartilhada

Uma das grandes reclamações era que o site ficaria com a receita de anúncios de textos publicados por terceiros. O modelo de negócios inicial não previa formas de recompensar os editores se não pelos votos e audiência recebidos. Se o OutroLado continuasse assim, ficaria fadado a se transformar em um Rec6/ Digg mais complicado.

Quase todos os editores postavam somente resumos de seus textos com um link para gerar tráfego ao próprio site onde poderiam monetizar o leitor. Agora o OutroLado desenvolveu uma técnica de compartilhamento de receita que poderá, além de tornar um autor de tecnologia mais conhecido, recompensá-lo financeiramente. Além disso, agora há uma separação entre textos completos e apenas links para o site original.

Crowdsourcing

Uma das coisas que mais vemos na internet é o conceito de crowdsourcing espalhado pelos mais diversos serviços. Todo mundo trabalha de graça para tornar os serviços web 2.0 melhores. Como fazemos isso? Postando vídeos no YouTube, tageando fotos no Flickr, divulgando links e notícias no Rec6… Não ganhamos dinheiro com isso, apenas satisfação e talvez uma posição melhor no ranking de cada um desses sites.

Teoricamente o OutroLado não precisaria compartilhar sua receita com os editores e também ninguém seria obrigado a publicar algo lá. Mas o site só vem a acrescentar e os ganhos, se não forem em espécie, chegam de outras formas como reconhecimento de público e aumento de tráfego para um blog. O melhor de tudo é que a equipe do site ouviu a multidão e absorveu as boas idéias.

Comentários do Facebook
20 comentários
  1. Costuma-se dizer que grandes idéias são aquelas que geram outras idéias.

    Podemos dizer o mesmo para os negócios: grandes negócios são aqueles que geram outros negócios. Olhe para o AdSense, todo mundo ganha dinheiro com ele, ajuda na divulgação e quanto mais todo mundo ganha, mais a Google ganha.

  2. Ah, sim!

    Belo artigo no meiobit sobre o Oscar. Não deixo o comentário lá porque tem que fazer cadastro e login bla bla bla.

    abraço

  3. Lucas!

    Pois é, agora que o OutroLado surgiu com uma proposta interessante para se diferenciar dos Digg clones, sofreu alterações depois da reação da blogosfera e agora está seguindo um caminho próprio e, espero, de sucesso. Acho que as idéias – qualquer uma – devem ser analisadas. Como vc mesmo disse assim chegamos a outras idéias e uma delas pode ser brilhante! hehehe!

    obs: valeu! Alguém percebeu que comecei a escrever no Meio Bit! Fiquei imaginando se isso ia passar batido… hehehe! A questão agora é saber o que postar lá e o que postar aqui!

    Abraços!

  4. Oi Alexandre,

    Muito obrigado pelo apoio! É ótimo ver que o outrolado está sendo util.

    Qualquer coisa, estamos ae :)

    Abraço,
    Gilberto Jr

  5. Opa Gilberto!

    Achei legal o fato de vcs terem ouvido as opiniões da multidão e mudado algumas coisas no OutroLado com rapidez impressionante devido a esse feedback.

    Parabéns pelo site!

    Abraços!

  6. […] Alexandre Fugita do TechBits publicou hoje uma interessante postagem sobre o Outrolado. Copio uns trechos abaixo: Logo no lançamento, críticas surgiram pois autores não se sentiam […]

  7. Eu acho que o OutroLado não traz nada de revolucionário, porém é interessante a abordagem sobre os lucros compartilhados e a exposição, visto que está apoiado no webinsider.

    E você hein, começa a postar no meiobit e nem dá a notícia… deixa está, deixa está…

    []’s

    Rafael Arcanjo
    Arcanjo.org
    Imperador.org

  8. Oi Rafael,

    Nós não pretendemos mesmo ser revolucionários. Até porque nossa primeira inspiração foi o vivasp.com (que antes se chamava sp450), um projeto de 2004. Fico feliz que vcs estejam gostando, obrigado pelo feedback.

    Abraço,
    Gilberto Jr

  9. Rafael,

    Esse modelo de compartilhar receita me lembra o newsvine. Acho que tem tem tudo pra dar certo. Não sei como funciona o Overmundo, mas a idéia básica é a mesma seguida pelo OutroLado. Não chega a ser revolucionário como o próprio Gilberto afirma no comentário acima, mas se o plano funcionar é um ótimo acréscimo à web brasileira.

    obs: pois é, não dei a notícia que comecei escrever no MB. Deixa eu me acostumar por lá ainda, hehehe!

    Falou!

  10. Pior que aquele post que você escreveu no meiobit encaixa-se perfeitamente aqui no Techbits, inclusive vale a pena um post-link pra lá.

    Realmente é complicado, eu escrevo em uma comunidade de gammers sobre web e tecnologias, a vantagem é que lá os usuários são gammers, ou seja, é um público de diferente nível técnico das pessoas que entram no about:blank.

  11. Gilberto,

    Que fique claro que não quis criticar (também, se tivesse criticado seria para o bem do projeto, você sabe disto). Apenas disse que não é revolucionário, mas é interessante pelo compartilhamento e pelo pilar que ele está apoiado.

    Inclusive estou pendendo de tempo para poder postar algo lá :(

    Rafael Arcanjo
    Arcanjo.org
    Imperador.org

  12. Imagina Rafael. Eu é que, na vontade de não ser prolixo, acabei sendo seco. Valew pelo apoio :)

    Abraço,
    Gilberto Jr

  13. Legal pela dica, gostei.

    Estou indo la pra ver o site!

    Valeu!!!

  14. Lucas,

    Pois é, agora textos podem ir prá lá ou pra cá… preciso criar um critério de como dividir isso, hehehe!

    Gilberto e Rafael,

    Viva a discussão! Acho que no comentário do Rafael dá pra entender que não é uma crítica do tipo “eu odeio” e sim algo construtivo. E pro Gilberto acho que as críticas são sempre bem vindas pois o feedback para construir o serviço é importante. Sei lá… hehehe!

    Felipe,

    Legal, mais um usuário convertido para o OutroLado.

    Abraço a todos!

  15. Alexandre,

    Com certeza… Adoro feedbacks :)

  16. Esse tipo de iniciativa fortalece o meio blogueiro no Brasil, acho que só temos a ganhar. O rec6, por exemplo, está crescendo a passos largos, basta ver a votação na página inicial e a rapidez na entrada de conteúdo. O outrolado ataca em outra área e deve crescer igualmente.

  17. Alexandre, eu tinha lido todo o seu texto no MeioBit, vi o sobrenome, mas na hora nem me toquei! Depois vi o comentário aí e fiquei pensando “será que ele sempre escreveu lá e eu nunca reparei?”.

    Bacana isso! Deve aumentar as visitas por aqui também depois disso.

    O único detalhe é que seu sobrenome começou com letra minúscula lá. Não sou perfeccionista, mas já que é pra ganhar respaldo …

  18. Tonobohn,

    Bom, costumo assinar com minúsculas mesmo… é só ver aqui no Techbits que meu nome, logo abaixo do post e nos comentários está todo em minúsculas…

    Valeu!

    obs: comecei a escrever lá não faz uma semana…

    Abraços!

  19. Você também está no DoMelhor? Parece que te vi por lá! (rs*) Beijus

  20. Oi Luma!

    Já testei o DoMelhor, coloquei um post lá… mas como assim, estou lá? No blog deles? Hehe! Japonês é tudo igual, acho que vc se confundiu… :-) hehehe!

    Abraços!

Deixe um comentário

Faça apenas comentários relacionados a este post. Caso tenha dúvidas, sugestões, críticas, ou queira discutir qualquer outro assunto que não esteja relacionado a este post, entre em contato pelo formulário ou através do email contato@techbits.com.br

Siga-nos no Twitter Nossa página no Facebook Assine o RSS Receba os posts pro email