Wikipédia off-line

por Alexandre Fugita

[Wikipédia on a DVD] Calma, não é o site da Wikipédia que está fora do ar, e sim o seu conteúdo que acaba de ser lançado em DVD. Na verdade foram escolhidos cerca de 2000 artigos, selecionados de acordo com alguns critérios de qualidade e importância com ajuda da comunidade wikipediana. Os artigos passaram pelo crivo de um professor da Univ. de Nova York e são, segundo ele, livres de erros, bias, vandalismo ou marketing, coisas comuns em alguns artigos da enciclopédia on-line.

Desatualizado

O DVD é vendido por 14 dólares mas também é possível baixar a imagem ISO gratuitamente ou navegar pela versão on-line do disco. Na verdade não entendo o sentido de transformarem uma enciclopédia dinâmica, atualizada constantemente por seus usuários, em algo que necessita de distribuição física como um DVD. Por mais que os artigos escolhidos estejam completos, certamente algumas coisas já estão desatualizadas desde o momento da impressão dos discos.

Aí entra aquela velha história de que restringir a distribuição de um conteúdo para dentro de uma mídia física implica em perder tudo aquilo que a internet proporciona. Quando na web, a Wikipédia é viva, está disponível em toda sua extensão, ou seja, há uma variedade gigante de artigos e possibilidades e recebe referências de sites externos, aumentando sua visibilidade. Todo esse brilho se perde quando o conteúdo fica preso dentro de um DVD, acumulando poeira na prateleira.

Para quem simpatiza com a fundação Wikimedia, que recentemente esteve no centro das atenções por uma possível falta de fundos (desmentida), é uma forma de contribuir. No mais, trata-se de um DVD com artigos bons mas desatualizados.

Leia mais:

Comentários do Facebook
14 comentários
  1. Opa Alexandre!

    Imagina uma escola ou um pessoa com um acesso irregular a internet! Este DVD queimado uma vês por trimestre (por algum conhecido com banda e acesso regular a internet) fará toda a diferença!

    Aqui no Brasil, várias escolas, mesmo no Rio e São Paulo, tirariam proveito deste DVD!

    abraços

  2. 2. Mitchel disse em 20 abr 2007 - 17:00

    Eu ia responder, mas o sergio ja falou por mim :P

  3. […] novidade pode ser questionada ao refletir sobre as características que fazem da Wikipedia especial. A enciclopédia já é o […]

  4. Um dia alguém ainda fará uma versão da Wikipédia gravada em um HD externo de centenas de gigabytes, com permissões de leitura/escrita permanentes, que poderá ter seu conteúdo constantemente atualizado com uma sincronização feita com a Wikipédia da web. Hum… Será que eu pedi muito?

  5. Sergio,

    É verdade, um local sem acesso regular à internet beneficiaria-se deste DVD. Não cheguei a pesar por este lado… sabia que o texto estava incompleto. Ainda bem que existe possibilidade dos leitores acrecentarem informações!

    Mitchel,

    Como disse para o Sergio, vcs têm razão.

    Marcus,

    Hum… mas se esse HD externo tem acesso à web para atualização, não é mais fácil acessar a web direto?

    Abraços a vcs!

  6. Não, o HD não teria acesso a web, ele só seria atualizado caso fosse ligado a um PC conectado a internet. Caso o contrário, serviria apenas para consulta.

    Seria como a idéia do Sergio, de alguém com acesso regular a internet queimar um DVD atualizado uma vez por trimestre, só que com o HD haveria a economia (a longo prazo) na mídia, sem contar o maior espaço.

  7. É um alternativa para viagens em que você passa longos períodos off-line e não quer ficar sem o acesso às informações.
    No mais eu concordo planamente contigo.
    Abração

  8. 8. Gancz disse em 23 abr 2007 - 13:30

    Não vejo vantagem nunhuma nesse DVD, já que seu conteudo on- line é de livre acesso, mesmo que você faça uma viagem onde não há conexão. Suponho que, se irá a um lugar desse não vai querer ver um computador pela frente.

  9. Marcus,

    Entendi, seria um dispositivo de armazenamento local mas com possibilidade de atualização quando conectado. Mas aí acabo achando que um DVD atualizado trimestralmente é mais fácil de manusear e conseguir a atualização.

    Neto,

    Sim, pode ser alternativa para qdo off-line. Mas sou mais partidário do acesso on-line à base de dados.

    Gancz,

    Talvez a pessoa realmente não queira ver um computador pela frente em uma viagem de lazer. Mas e se for de negócios? De qualquer forma prefiro tudo on-line. Ah, legal ver vc por aqui, não sabia que acompanhava meu blog, hehehe, valeu! Ter mandado aquele email com o endereço pra vc valeu a pena, hehehe!

    Abraços a todos!

  10. […] este artigo Além do CD-ROM, a Wikipédia disponibilizou todo seu conteúdo para download, incluindo todos os textos, artigos, […]

  11. […] Leia mais sobre a Wikipédia Offline. […]

  12. 12. Renato disse em 24 out 2007 - 09:20

    Eu acho fantástico termos uma versão offline para a wikipédia, devido primeiramente, estarmos em um país que o acesso wireless é restrito a poucos lugares, todavia, vemos a necessidade de informações em lugares inusitados. Enquanto, ao portar um notebook ou um Palm, contendo valorozas enciclopédia, estas indagações haveriam de ser sanadas. E a atualização poderia ser periódica a critério.

  13. Renato,

    Concordo com você, o pessoal discutiu exatamente isso acima. Faz sentido ter uma versão off-line. Mas só pra casos em que a on-line é realmente inacessível.

    Abraços!

  14. Replicar conteúdo e positivo levando em conta que a Wikipédia pode um dia ficar sem backup ou fora do ar. manter copia em diversos lugares e algo necessário.

Deixe um comentário

Faça apenas comentários relacionados a este post. Caso tenha dúvidas, sugestões, críticas, ou queira discutir qualquer outro assunto que não esteja relacionado a este post, entre em contato pelo formulário ou através do email contato@techbits.com.br

Siga-nos no Twitter Nossa página no Facebook Assine o RSS Receba os posts pro email