Anti-spam burro do UOL

por Alexandre Fugita

[SPAM] Uma das piores coisas do UOL é seu anti-spam burro. Toda vez que mandamos o primeiro email para um assinante UOL/ BOL, volta outra mensagem dizendo para confirmarmos através de um teste de captcha se somos pessoas de verdade e se o endereço de e-mail é válido. Esse sistema anti-spam burro é irritante e queima cada vez mais o filme da empresa que diz ser o maior portal de informações doBrasil. E quem usa esse sistema acha que está tudo ok, mas está criando muita irritação em seus conhecidos. Muitas vezes ninguém reclama com o dono do email, mas nunca vi alguém falar bem desse sistema de anti-spam burro. Hoje a tecnologia evoluiu e as máquinas conseguem muito bem identificar spam do email normal, não precisam dessa irritação que é o anti-spam burro do UOL.

E-mail do provedor

Já se foi o tempo que ter um email de grife como o do UOL era cool. Primeiro que você fica preso ao provedor. Vamos supor que amanhã a concorrência lance um serviço melhor. Se você mudar de provedor, perde o email. Como seu email é do provedor, acaba não indo para o melhor serviço e sim aquele que está acostumado para manter o email. É parecido com o drama que vivemos quando queremos mudar de operadora de celular.

Depois a concorrência dos webmails gratuitos deixa qualquer email de provedor comendo poeira. Espaço infinito de armazenamento no Yahoo! Mail, anexos de 20 MB no Gmail, integração com o Outlook no Windows Live Hotmail. Interface muito melhor em qualquer um desses serviços. Não há razão para manter seu email do provedor como email pessoal.

E-mail do trabalho

As pessoas têm o péssimo hábito de usar o email do trabalho como sua caixa de entrada pessoal. E-mail do trabalho é para o trabalho. E-mail pessoal é pessoal, simples assim. Não se deve nunca misturar email do trabalho para assuntos pessoais. Nunca mesmo. O que eu recebo de piadas e correntes de e-mails do trabalho das pessoas não está escrito. Se no seu local de trabalho não pode usar e-mail pessoal, paciência, deixe isso para fazer em casa. Mas misturar e-mail do trabalho para mandar a última foto da Sandy pelada não dá certo.

E-mails gratuitos

A maioria dos sistemas de emails gratuitos possuem sistemas anti-spam eficientíssimos. No Gmail é raro ver algo passar. O filtro é muito poderoso, não gasto nada do meu dia apagando mensagens indesejadas. Sei que no Yahoo! Mail há sistema parecido e acredito que no Hotmail também. Para os que insistem no email do provedor, muitos possuem anti-spam rodando no servidor mas também é interessante ter um filtro na sua máquina. Anti-spam UOL, tô fora!

Comentários do Facebook
24 comentários
  1. Opa! Um único engano: o anti-spam do Live Mail é um lixo. Ainda tenho uma conta de e-mail lá e de vez em nunca passo pra ver. 98% dos e-mails são spam.

    Abraço.

  2. Não adianta, atualmente o melhor é utilizar o gmail mesmo. O Yahoo hoje está muito bom também, mas no passado era muito ruim, essa imagem ruim ficou e não consigo mais usar muitos dos serviços do yahoo.

    Hotmail é uma piada. O filtro antispam é ruim, e até mesmo emails que você seleciona como spam, as vezes retornam à sua inbox.

  3. Se o UOL quiser irritar mesmo é só colocar aqueles captcha do registro.br. Na próxima versão o captcha do registro.br vai pedir pra resolver um jogo de sodoku.

  4. Infelizmente o pessoal não pensa a longo prazo ou no caso de um cancelamento o transtorno que é ao criar contas atreladas a provedores como UOL e Terra.

    Mas não podemos criticar, a falta de informação é algo comum entre os internautas brasileiros. Muitos ainda não sabem nem da existência do Gmail ou o significado dos 2 gigas de espaço. E preferem continuar com seus iG’s de 10 megas… (bom… o Google percebeu e vai absorver esse pessoal no novo iG Mail)

    Abraços!

  5. Hahaha, o NetBerto tem razão. O Registro.br tem abusado um pouco também, mas olhando pelo lado do administrador de sistemas, as vezes é necessário medidas drásticas como esta para poder desestimular a atitudes de robôs.

    Sobre o anti-spam da UOL, não tem o que se comentar: é uma DRAGA! Não sei o que é pior, o anti-spam ou quem ainda usa e-mail de provedores pagos.

    Sou muito mais COMPRAR um domínio a ter um email de provedor pago.

  6. Tonobohn,

    Como eu suspeitava. O Hotmail continua ruim no manejo de spam.

    Matt,

    Concordo com vc. O Gmail é imbatível o Yahoo está mais ou menos mas o Hotmail não dá pra usar.

    Net,

    Pois é, o captcha do registro.br é fogo. Mas pelo menos evita que robôs acessem os dados públicos dos sites. Não entendo pq o registro.br insiste em manter aberta as informações sobre sites.

    Renê,

    Pois é. Já assinei na minha vida de interneteiro pelo menos uns 7 provedores. Jamais tive email deles, mesmo que de grifes como Terra (o atual). Acho besteira atrelar seu email a um provedor pago.

    Rafael,

    O anti-spam UOL é a pior das coisas na internet brasileira. Só eles não sabem pq não devem receber de volta os irritantes emails chamando vc de spammer.

    Abraços a todos!

  7. Concordo!
    Sem contar o fato de que quando se envia um e-mail pra alguém do trabalho você identifica o endereço IP para o destinatário.

    Uma bola dentro para os crakers, hehe

    Abraços

  8. boa discussão…

    não é a toa que leio meus e-mails de todos os outros provedores que tenho e-mail no Gmail; santa ferramenta!

  9. Neto,

    Eu acho o fim da picada mandar email através do email do trabalho. Cada um faz o que acha melhor. Eu sou contra.

    tetri,

    Ainda bem que existe o Gmail. Viva a concorrência!

    Abraços a vcs!

  10. Tomem cuidado com a eficiência dos anti-spams: estes dias fui investigar o que havia dentro dos trocentos spams de meu gmail e achei vários falso-positivos lá dentro (todos de uma lista de piadas que assino, ufa!). Mas fiquem espertos….

  11. Marcio,

    Eu nunca confio totalmente no anti-spam. Sempre dou uma olhada se tem algo que passou. Difícil mas acontece. Também uso Gmail.

  12. Um dos problemas com o anti-spam do UOL é quando um usuário participa de listas de discussão. Digamos que na lista há 20 pessoas que usam email do UOL. Você manda um email pra lista e este usuário não liberou o email na lista branca. Você recebe 20 emails para liberar as mensagens para estes cada um destes 20 usuários. Mala! Eu modero uma lista com mais de 500 usuários. No email de boas-vindas eu aviso sobre este problema, mas o que contece? Ou a pessoa não lê o email de boas-vindas ou não faz idéia de como resolver. Resultado: um monte de gente reclamando dos emails de confirmação que a pessoa não lê porque, evidentemente, nem todo mundo se dá ao trabalho de passar pelo processo de liberação da mensagem ou às vezes nem sabe o que isso significa.

    Complicado…

    E, infelizmente, é realmente falta de informação. Não faz sentido hoje em dia alguém ter um email do provedor de acesso. Mas usuários menos experientes não têm conhecimento sobre isso, muita gente acha que ter um email @gmail.com ou @uol.com.br é a mesma coisa. E os provedores, obviamente, se aproveitam desta falta de conhecimento, porque uma vez utilizando um email por um longo período, isso se torna um motivo para não trocar de provedor. A estratégia é boa, mas o usuário fica com o lado mais fraco da corda.

  13. Patricia,

    É verdade, já vi essa das listas acontecer várias vezes. E dá raiva! O problema é que quem tem esse email do UOL com isso ativado não fica aborrecido pq não recebe esse tipo de mensagem chata. Até enteder que isso atrapalha, lá se foram meia dúzia de flames.

    Também concordo com que não faz sentido mais ter email do provedor de acesso. Antigamente isso dava “status”. Hoje dá é dor de cabeça!

    Abraços!

  14. 14. Jeff Almeida disse em 7 nov 2007 - 00:50

    Eutenho um sistema que manda e-mails automáticos para os usuarios e todas as vezes que são e-mails do UOL ou Hotmail, não chegam lá. Alguém conhece algum Algoritmo em PHP que burle estes lixos ….. Pode ser em outra linguagem tb. O quem importa é mesmo conseguir fazer isso.

  15. Jeff,

    Mandar emails em massa é uma das técnicas de spam que esses sistemas bloqueiam. Não seria isso?

  16. 16. Eneida Gaspar disse em 19 dez 2007 - 09:17

    O problema do anti-spam do uol, a meu ver, não é simplesmente o trabalho que dá, mas a ofensa ao cidadão, que é tratado como criminoso até prova em contrário. considero um absurdo que alguém seja obrigado a cadastrar-se (registrar seus dados) em um serviço que não contratou, para ter o direito de enviar emails. É um abuso contra o cidadão.

  17. 17. Rodrigo disse em 2 maio 2008 - 12:11

    O médoto antispam do uol é um dos mais eficientes que existem, e é habilitado apenas se o usuário quiser.

    O email que você está reclamando q precisa autorizar só é enviado na primeira mensagem, depois disso seu email entra na white list e qualquer outra mensagem é recebida sem problemas.

    Só assim para barrar spams de emails falsos ou que enviam por ai, onde mandam de contas falsas, etc! assim se mandarem emails falsos logo nào tem dono e logo não vão conseguir confirmar e logo o email não vai chegar na sua caixa! com esse antispam pelo menos vc tem certeza de que quem enviou a mensagem para você não foi um “robot”

    Apesar de eu não usar gosto mto da idéia, apesar que um dos melhores pra combater spam hoje em dia é o spamihilator

    Procurem a respeito :)

  18. Preciso mecomunicar com meus clientes que têm e-mail da uol e não consigo porque aparece uma mensagem apócrifa de anti Spam. Estou perdendo clientes.
    Qual a solução que pode me ser oferecida?
    Não quero saber de UOL na minha casa porque me prejudica.
    Felicidades

  19. Sem papo!!

  20. Eu quero saber como faço para enviar e-mails para meus clientes da uol?
    O resto é conversa fiada. Quem tem criança em casa e tem medo delas aprenderem sacanagem na internet que coloquem outro tipo de segurança ou que ensinem as coisas em casa. É melhor aprender em casa do que na rua ou com terceiros.
    O Windows possui um sistema de segurança que os pais podem usar. Apredam a usar Windows e a educar filhos.
    Felicidades

  21. Marleni,

    Vc precisa clicar no link do email que recebe de volta para autorizar envio de emails para assinantes do UOL.

  22. 22. ludiko disse em 1 out 2015 - 12:56

    RECEBO, DIGO, INVADEM DIARIAMENTE MAIS DE 30 SPAMS. TENTO BLOQUEAR NO ANTISPAM UOL MAS O REMETENTE DO SPAM MUDA UMA LETRA E CONSEGUE INVADIR. NÃO PARA MAIS. SERÁ QUE SE PODERIA PASSAR OS CONTATOS PARA O GMAIL COMO SUGEREM ?

  23. It’s hard to find experienced people about this subject,
    however, you sound like you know what you’re
    talking about! Thanks

  24. I have read so many posts regarding the blogger lovers however
    this article is in fact a pleasant paragraph, keep
    it up.

Deixe um comentário

Faça apenas comentários relacionados a este post. Caso tenha dúvidas, sugestões, críticas, ou queira discutir qualquer outro assunto que não esteja relacionado a este post, entre em contato pelo formulário ou através do email contato@techbits.com.br

Siga-nos no Twitter Nossa página no Facebook Assine o RSS Receba os posts pro email