Microsoft: blogueiros são importantes

por Alexandre Fugita

[Microsoft] Escrever em dois blogs com assuntos relacionados é complicado. Acabei de fazer um post no Meio Bit e vou escrever quase a mesma coisa por aqui. Ontem a Microsoft promoveu em São Paulo um encontro de blogueiros. Há cerca de três semanas vários blogs de tecnologia do Brasil receberam um convite para participar do encontro. Fiquei muito surpreso quando descobri que o Techbits estava nesta lista. O e-mail dizia “Temos acompanhado seu blog e o achamos muito interessante. Portanto, gostaríamos de convidá-lo para um encontro na Microsoft com os principais blogueiros do país. Você conhecerá os produtos da Microsoft e as pessoas por trás deles e nós queremos conhecer você melhor.”. Interessante, tem gente lá na Microsoft que lê o que escrevo.

Blogs que marcaram presença

Assim como no Barcamp, foi interessante encontrar pessoas que conheço apenas pela URL. O Nick Ellis do Digital Drops veio do Rio de Janeiro só para o encontro. O avião deveria pousar em Congonhas mas foi para Cumbica (mais longe) devido à chuva que deixa a pista do aeroporto escorregadia e imprópria para pousos e decolagens. O Rodrigo Ghedin do WinAjuda veio direto de Maringá, mas conseguiu pousar em Congonhas.

A musa wireless, Bia Kunze do Garota Sem Fio estava em São Paulo e aproveitou para comparecer. Foi chamada, sem querer, de Garota Off-Line por um dos blogueiros presentes que aparentemente não a conhecia. A Bia aproveitou a oportunidade para tirar umas fotos do HTC Dash, e descobrir que a HTC está abrindo fábrica no Brasil. A Marisa Ematoma, do Objetos de Desejo também deu as caras com o seu Mac e SonyEricsson a tiracolo. É dela a famosa tatuagem nerd devidamente registrada pelo Tiago Dória no Barcamp.

O Fábio Terracini do CFGigolô também esteve por lá. Acho que ele não se convenceu que eu conhecia seu blog, mas depois lembrei dos motivos de já tê-lo visitado. Certa vez fiz um post resposta ao Alex Hubner, colaborador do CFGigolô, por um texto dele no WebInsider. Presente também estava o Mario Amaya do MarioAV, único dos blogs que eu desconhecia, mas já está no meu RSS. Por fim, o Alexandre Fugita (eu!) estava por lá representando o Techbits e o Meio Bit.

A blogosfera e as empresas

O interessante do encontro foi ver uma grande empresa – na verdade gigante – querer abrir um canal direto com a blogosfera. Essa é a idéia deles segundo o Galileu Vieira, Gerente de Inovações da Microsoft. O exemplo dado foi o Engadget, blog número 1 do mundo, que mantém relações com empresas, sempre sabendo das últimas novidades em primeira mão. A iniciativa da Microsoft é muito boa, pioneira no Brasil e pode abrir as portas da blogosfera para um melhor entrosamento com grandes corporações.

É ótimo saber que temos alguém dentro da gigante de Redmond disposto a ouvir nossas indagações e nos ajudar, seja apresentando um produto em primeira mão, seja passando informações de interesse de nossos leitores. Dito isso, tentei arranjar um convite para testar o PopFly mas não consegui, hehehe!

obs: [atualização] após o encontro na Microsoft, fizemos um happy-hour no shopping D&D e depois esticamos a conversa no Fran’s Café da Paulista com a presença do André Rosa do Marmota e da Patrícia do Cinta Liga.

Leia mais na blogosfera:

Comentários do Facebook
22 comentários
  1. Oloko meu! Um dos maiores blogs do mundo! (pra quem não percebeu era pra imitar o Faustão).

    Teve bastante gente hein? Não entendi como chamaram alguns blogueiros que eu nem mesmo conhecia mas não chamaram Edney e outras figurinhas carimbadas.

    Aliás, do jeito que você escreveu deu a impressão que era um evento aberto pra quem quisesse aparecer. Foi isso mesmo?

    Na bem da verdade, o que mudou depois desse encontro? Só o fato de saber que a Microsoft conhece vocês?

    Abraço!

  2. Será que eles já conheciam o PopFly? Olha, hein… Se bobear, é novidade para eles também…

  3. Boa, Fujita :D.

    Não sou o Fujita, mas responderei às dúvidas da galera aí de cima (no problem?).

    Tonobohn, o Edney foi convidado, mas não pôde ir. O evento era fechado, só entrava quem estivesse na lista da recepção e, pelo que pude apurar, foram convidadas de quinze a vinte bloggers (embora só oito tenham comparecido). Por fim, muda muita coisa! Os encontros realizar-se-ão periodicamente, e a partir de agora, temos um canal direto com a Microsoft Brasil. Quer coisa melhor que isso?

    George, eles conheciam sim! O Galileu e o cara do moletom do Vista (esqueci mesmo o nome dele) inclusive já têm acesso ao serviço.

    []’s!

  4. Opa Alexandre!

    Lembra que lá no Barcamp eu comentei que achava qua a garota sem fio estava na folha de pagamento da MS!

    Aparentemente eu não estava tão errado :-)

    Quando eu li um texto dela dizendo que o IE era melhor que o firefox (sic) ficou claríssimo pra mim que ele já tinho sido cooptada pelo lado negro da força :-)

    Agora eu estou com medo da mudança da linha editorial do TechBits !

    Vamos acompanhar pra ver se é só uma paranóia minha :-:

    []’s

  5. Tonobohn,

    Como o Ghedin disse alguns outros foram chamados só que não puderam aparecer. Era fechado e eu não fazia idéia de quem iria.

    Eles querem abrir um canal com a blogosfera, que tem lá sua importância. Eu achei interessante a idéia da MS.

    George,

    Sim, conheciam! Mas não tinham convites para nos dar. Que pena!

    Rodrigo,

    Valeu aí por ajudar a responder, hehehe!

    Sérgio,

    Acho que é paranóia sua. Se a MS “comprou” o Techbits, não falaram comigo. :-)

    Quanto à Garota Sem Fio, não faço idéia, teríamos que perguntar a ela. Fique tranqüilo que a linha editorial do Techbits não mudou.

    Abraços a vcs!

  6. Alexandre, o Techbits está detonando! Até convite da MicroSoft? Muito bom! Parabéns! :D

  7. Como representante do lado negro da força quero lavrar meu protesto, nossas táticas são todas via Firefox. IE é coisa de jornalista, hehe…
    Parabéns Fugita, independente do que se fale ou pense da Microsoft, qualquer empresa desse calibre é muito bem-vinda quando resolve apoiar blogs. E lembra do John Chow, ele falava mal da Microsoft até ser convidado para uma visita :-) .

  8. Nossa realmente esta de parabéns, é muito bom ver que “nosso” trabalho é recompensado ne? Garanto que nenhum dinheiro no mundo* te deixaria mais feliz.

    Abracos e sucesso

  9. Calma lá Cassiano. Nenhum dinheiro do mundo deixaria mais feliz?

    Duvido que o Fugita não trocava isso por uma notinha preta. Eu trocaria e ficaria muito mais feliz comprando um Mac com ela hehehe

    Abraço.

  10. Apenas parabenizá-lo pelo sucesso.

    Conheço alguns outros blogueiros aí (o Rodrigo, pela URL), mas vejo que a “nata” é essa mesma. hehe

    Só um detalhe:
    A Bia tá em todas, hein!
    Mas que mulher!!!! hehe

    Abraços

  11. Historia real sobre a compra de um computador e outras reflexões…

    Lendo esta entrada no blogue do meu xará, Sergio Tucano, me lembrei de um fato real ocorrido no ano passado com uma amiga de trabalho (professora de física).

    Ela estava para comprar um notebook e me pediu dicas de configuração…

    Já na loja …

  12. […] Microsoft: blogueiros são importantes – Alexandre Fugita, no Techbits […]

  13. Lamentável o comentário do Sérgio Lima. Será que todo mundo que não pensa igual a ele é “vendido”?
    Não sou xiita de plataforma, uso Windows, Linux, Windows Mobile, Symbian, Palm OS… mas parece que todo mundo é obrigado a levantar uma bandeira única, né?
    Sorry, isso não vai acontecer comigo.
    E onde foi que eu falei que o IE era melhor que o Firefox? Falei que a versão 2.0 ainda estava meio buguenta e que eu estava com problemas na intranet de algumas empresas. Por isso estava usando o IE. No meu pendrive, continuo usando o FF. Mas a versão 1.5.
    Odeio gente que adora deturpar o que eu falo… o Sérgio não era assim. Sempre gostei muito dele.

    Mas enfim… o encontro foi ótimo! E o convite para o chopp continua de pé.

  14. Renê,

    Pois é, convite da MS. Mas como disse, fiquei surpreso!

    j. Noronha,

    Bom, eu, na média, acho que falo mais mal do que bem da MS. Mesmo quando tento falar bem sempre escapa algo. Acredito que é como vc disse: as empresas são bem vindas a dar atenção aos blogs. Não queremos viver para sempre no ostracismo.

    cassiano,

    É ótimo ver que o trabalho suado no blog é recompensado, com leitores em todos lugares, até na MS. Triste seria se esforçar tanto e não ter reconhecimento.

    Tonobohn,

    Se alguém quiser usar todo dinheiro do mundo pra anunciar no Techbits, é bem vindo. O que vou fazer com o dinheiro não é de interesse de quem o pagou.

    Neto,

    Pois é, a Bia tá em todas! ACho que faltou representantes de outras vertentes como Linux ou Mac. É provável que tenham sido convidados mas não foram por algum motivo que não caba a mim saber.

    Bia,

    Eu já não posso dizer que uso toda essa gama de plataformas. Sou usuário de Windows e PalmOS. Já instalei Linux para testes.

    Quanto ao comentário do Sérgio, concordo. Não esperava essa reação por parte das pessoas. Parece que foi um crime ter sido convidado pela MS. Isso não dá pra entender. Se o Linux me convidar para uma conversa eu também vou, uai, pq não?

    Sim, o encontro foi ótimo! Vamos marcar sim um chopp!

    Abraços a todos!

  15. Parabéns Alexandre!

    Já te admiro desde o ínicio e agora virei fã de carteirinha.

    Essa jogada da microsoft foi bom para eles e bom para alguns blogueiros que, não sei você, mas eu não conhecia, a Marisa e o Fábio por exemplo.

    abs

  16. Olha que ótima notícia! Excelente o fato de que as empresas querem se aproximar dessa mídia chamada blog.

    Com certeza isso não muda a linha do Techbits, mas é mais um passo no caminho da fama, que sempre fará com que apareçam preocupações tais como: será que falar desse assunto é adequado? Revisar os textos procurando erros cada vez mais minuciosamente, fora a preocupação em não escrever sobre hoax’s…

    Junto com toda fama, vem a responsabilidade!
    Abração e sucesso, techbits crescendo cada vez mais.

  17. issamu,

    Valeu! Também sou seu fã, hehehe! Estou sempre lá no seu blog!

    Acho que a aproximação da MS com a blogosfera é algo extremamente importante. Quem sabe outras empresas não façam o mesmo!

    Lucas,

    Fama? hehehe! Bom, o que importa é tentar manter a qualidade do conteúdo. Isso é o mais difícil. Também tento evitar a todo custo erros de português. Sei que muitos passam. É impossível não deixar passar. Agradeço!

    Abraços a vcs!

  18. […] empresas (Microsoft deu o start no Brasil) estão procurando os blogueiros, o que elas querem? Acredito que conhecimento, expertise, pois elas […]

  19. […] da Microsoft com blogs brazucas por exemplo mostram […]

  20. 20. Citação de Techbits em 14 out 2007 - 13:49

    O poder do consumidor 2.0…

    Este é um quase-ego-post, pule se preferir. Enquanto existe aquela polêmica de qual blogueira irá sair em uma revista (Playboy), um blogueiro saiu em outra revista, no caso a Época Negócios. Fui “entrevistado” pela revista (foto acima)…

  21. […] Edelman (vide Phil Gomes), entre outros, mostra que tem gente de peso interessada nos blogs. O caso do encontro com blogueiros promovido pelo pessoal da gigante de Redmond foi apresentado como um dos pilares desse […]

  22. […] “Temos acompanhado seu blog e o achamos muito interessante. Portanto, gostaríamos de convidá-lo para um encontro na Microsoft com os principais blogueiros do país. Você conhecerá os produtos da Microsoft e as pessoas por trás deles e nós queremos conhecer você melhor”, dizia o convite enviado pela Microsoft. […]

Deixe um comentário

Faça apenas comentários relacionados a este post. Caso tenha dúvidas, sugestões, críticas, ou queira discutir qualquer outro assunto que não esteja relacionado a este post, entre em contato pelo formulário ou através do email contato@techbits.com.br

Siga-nos no Twitter Nossa página no Facebook Assine o RSS Receba os posts pro email