Por dentro do BlogBlogs

por Alexandre Fugita

[BlogBlogs] Na semana passada fui ao Google Developer Day e encontrei várias pessoas e entre elas estava o Manoel Lemos do BlogBlogs. Após o GDD eu, o George Guimarães, o Nando Viera, o Mario Nogueira e o Manoel Lemos fomos bater um papo na Starbucks (wi-fi) mais próxima. O Manoel mostrou para nós a interface de controle do BlogBlogs, acessível através do Firefox do seu Mac e todos ficaram maravilhados. Sério mesmo, o backend do BlogBlogs é algo impressionante e o mais incrível é que tudo foi praticamente feito por apenas uma pessoa, o próprio Manoel Lemos.

Ruby on Rails

O BlogBlogs é feito em Ruby on Rails, linguagem server side mais cool do momento. Todo o site é controlado através de um dashboard profissional desenhado sob medida para cumprir a administração do BlogBlogs. É possível ver informações detalhadas de cada site, de tickets de suporte aberto pelos usuários do site, estatísticas de uso, etc. Aliás estatística é o que não falta, seria possível passar horas e horas cruzando dados. O Analytics come poeria neste quesito.

O BlogBlogs recebe atualmente mais de 100 mil visitas diárias, o que é um número impressionante. Claro, utiliza servidores de alta performance e consegue se manter no ar mesmo nos períodos de maior demanda. O interessante foi ver, em tempo real, as palavras que as pessoas pesquisam lá no BlogBlogs. Muito parecido com aquele telão que existe no Google mostrando o mesmo tipo de informação.

Indexação

O mais interessante foi saber como o sistema de indexação trabalha. O spider, software que vasculha a web, pega os feeds e vai seguindo os links. O sistema analisa a página encontrada tentando descobrir se aquilo é um blog ou uma página qualquer. Caso seja blog e esteja cadastrado no BlogBlogs, recebe um ponto que influencia no ranking.

O Manoel Lemos contou que quando o serviço surgiu, soltou o spider indexador de um quarto de hotel, para alguns blogs pré-cadastrados e saiu para uns afazeres. Quando voltou horas mais tarde cerca de 40 mil blogs tinham sido achados. Hoje podemos considerar que o BlogBlogs possui uma boa visão da blogosfera brasileira, com grande abrangência. É praticamente um Technorati tupiniquim.

Privacidade

O widget Últimos Leitores do BlogBlogs causou controvérsia recentemente pois alguns usuários do serviço sentiram-se incomodados com o fato de estarem sendo monitorados nas suas visitas diárias a blogs que usam o widget. O avatar dessas pessoas aparecia no blog visitado. Até comentei isso em um texto no Meio Bit, dizendo que essa reclamação era infundada pois seria só fazer o logout do serviço para não ser mais rastreado. Ledo engano. O Manoel Lemos confirmou que mesmo deslogado o widget ainda captava os visitantes, mas resolveu isso recentemente adicionando um botão para não registrar aquela visita no widget, um opt-out.

Screencast do BlogBlogs

[Atualização] Abaixo o screencast que o Manoel Lemos gravou há cerca de um mês e está disponível no weblog do BlogBlogs:

[google -6006258893171427847]

Ouça:

Comentários do Facebook
19 comentários
  1. De parabéns mesmo! Com o BlogBlogs já é possível ter uma visão bem ampla da blogosfera brasileira. É possível encontrar blogs que eu nem imaginava que existia.

    Só acho que o ranking deveria incluir TODOS os blogs citados em links, e não somente contar ponto para os que estão cadastrados. Isso incentivaria mais ainda o uso do BlogBlogs, já que o autor do blog poderia receber uma visita vinda do mesmo, entrar para ver o que é, e querer “proclamar” seu blog.

    Por outro lado, isso também aumentaria ainda mais a legitimidade daqueles que são de fato os blogs mais populares do país!

    Alexandre meu caro, tenho que admitir que te invejei agora, queria estar nesse cybercafé após microsoft para dar uma conferida nos bastidores do BlogBlogs ao vivo!

    Forte abraço!

  2. Como o Fugita disse, eu estive lá e realmente a estrutura e a infra que o Manoel Lemos criou é simplesmente impressionante. A qualidade da ferramenta de administração e suporte do site é algo que não se vê todo dia.

    Fora certos trechos do código que faz o Blogblogs funcionar (que o Manoel gentilmente mostrou para nós). Ele criou uma estrutura bem escalável e elegante.

    Naquele dia eu mudei totalmente minha visão sobre o Blogblogs.

    Ahhh… nem queiram saber os termos que estavam sendo pesquisados naquele momento, hehehe. Sério…. nem perguntem… =D

  3. Realmente muito bom, deve ser muitas informações, além da quantidade de visitas os cadastros, isso gera dados para muitos tipos de pesquisas. Acho que falta apenas um plugin dos últimos leitores BB. Abraço Alexandre.

  4. Thiago,

    Fica a sugestão pro Manoel Lemos de incluir blogs não cadastrados/ proclamados. Mas a entrevista dele (link no fim do texto) indica que a idéia do BlogBlogs é o senso de comunidade e creio que por isso só utilize dados de blogs cadastrados.

    George,

    Você entende muito mais da parte técnica do que eu, tanto que viajei em boa parte da conversam, hehehe! E se vc diz que é escalável e elegante, eu acredito! :-)

    Realmente, os termos pesquisados lá… deve ser assim em todo lugar.

    Silvano,

    Mas não existe o plugin Últimos Leitores?

    Abraços a vcs!

  5. O Manoel está realmente fazendo um grande trabalho, e sozinho.
    A administração dele também foi muito bem desenvolvida, o que dá a ele um controle melhor sob o bb.
    Particularmente gostaria de ver o que o T.Mobilon sugeriu, que o BB indexa-se todos os blogs. Mas como tudo, tem seu porém levantado pelo Fugita. Mas de qualquer forma prefiro todos os blogs indexados.
    O Manoel também está de parabéns por ouvir a comunidade, sempre que é sugerido algo interessante ele acaba implantando.
    DICA: para aqueles que querem ver como funciona a administração do BB, no blog oficial há um post onde foi publicado um screencast da administração do bb na data 29/abril/2007.

  6. Pois é, aquele dia foi mesmo bem interessante. E não foi só pelo BlogBlogs, a troca de idéias voi excelente e o pessoal do Querberos, do Spesa e do TechBits estão cheios de idéias, o que é ótimo. O mais louco foi que eu tava com um calorzão la no StarBucks e só em casa percebi que tava com 39 de febre, hehe.

    Sobre as sugestões…

    Considerar os links vindouros de qualquer site esbarra em alguns problemas bem sérios:

    a) como saber quais são estes sites? obviamente não existe solução para isto e o caminho será um scan na Internet (toda? só do brasil? como?). Não acredito que o Technorati faça isto tb, possívelmente ele adicionar todo os sites que encontra no conteúdo dos sites já cadastrados e então passa a scaneá-los, mas ai temos um outro problema (fora as questões de escala deste tipo de solução)…

    b) como manter a qualidade dos sites adicionados automáticamente? Se eu simplesmente adicionasse todos os sites que encontro em links dos sites já cadastrados, rapidinho o nosso banco de dados seria contaminado com uma infinidade de sites em outros idiomas e outros que nem são blogs e isto passaria a aumentar em escala geométrica, ferrando completamente e rapidamente o lance da regionalização do BlogBlogs. Consequentemente em breve o próprio ranking deixaria de fazer sentido em pouco tempo.

    Talvez a grande confusão seja entender que o ranking parte de quem linka para dar pontos a quem foi linkado, e não o contrário, pois não é possível.

    Estou trabalhando em maneiras de melhorar a abrangência do mecanismo do ranking. O que vai ser de grande impacto é a inclusão dos links das home pages dos sites indexados no ranking (blogrolls, sidebars, etc). Ou seja, não seriam mais somente os links disponibilizados nos posts através dos feeds.

    Outra coisa que tenho percebido é que a maioria dos blogs por aqui usa inadequadamente o esquema de tags. Pois é, basicamente dois tipos de erros: usar tags como simples categorias de um post (o que é ruim, pois polariza as categorias e não o real conteúdo do post) e utilizar o microfomato de maneira errada. O microformato diz que a TAG é definida pela última parte do PATH do HREF e não pelo TEXTO que está sendo linkado. Mas isto já é assunto para um outro post…

    Abração para todos e obrigado pelo apoio sincero. Quando será o próximo StarbucksCamp?

  7. Olá Alexandre,
    Eu sempre fiquei me perguntando se eu, com apenas um simples blog já tinha problemas para controlar todas as informações, imagina o Manoel no BlogBlogs.
    Agora está explicado…
    abs

  8. Como você disse, o impressionante mesmo é que haja apenas o Manoel por trás disso tudo.

    Acompanho o BlogBlogs desde o seu início e é notável a constante evolução do site, o que é muito bom.

    Que continue evoluindo, então!

  9. Thiago Rodrigues,

    É verdade, o Manoel tinha falado deste screencast mas esqueci. Agora incluí o vídeo no post. Quanto ao trabalho dele, realmente é algo de se admirar. Aliás, vc como entrevistador se saiu muito bem, hehehe!

    Manoel,

    Aquele dia que vc dedicou parte do seu tempo explicando o BlogBlogs para nós foi muito interessante.

    Legal as suas respostas às sugestões. Realmente cada feature demanda análise se vai melhorar o site ou não. E aparentemente essa demanda de auto-cadastrar blogs não conhecidos não é fácil de resolver.

    Paulo,

    Pois é, o BlogBlogs tem tanta informação que nossos blogs são fichinha, hehehe!

    leanDrow,

    Sempre vemos no Weblog do BlogBlogs o Manoel comentar em terceira pessoa. Mas na verdade a equipe é ele, o Manoel e o Lemos. Realmente um trabalho notável.

    Abraços a todos!

  10. Olá Fugita
    Eu sempre gostei e fiz menção à essa linguagem de programação RubY e a plataforma Rails. Ela tem diminuído muito o tempo para determinadas criações em desenvolvimento.

    O Manoel lemos está de parabéns.
    Fez, e está fazendo um excelente trabalho.

    Abraços

  11. Eu só não entendo porque o pessoal implica com o BlogBlogs!

  12. Entrevistador?!
    Obrigado.
    Mas continuo achando que me sai bem mau, estavo mais nervoso que o entrevistado.
    HuhuASHU
    Mais foi bem bacana gravar essa entrevista.
    Abraço

  13. Neto,

    Pois é, estou interessadíssimo em Ruby on Rails já faz um tempo. Acho que tá na hora de aprender isso. Acho que até já comentei com vc.

    Julio,

    Implica?

    Thiago,

    Vi que estava nervoso, mas não deixou a peteca cair, hehehe!

    Abraços a todos!

  14. […] Via techbits […]

  15. […] O BlogBlogs ? nosso – BR Point Blogblogs inova com bookmarks ao estilo del.icio.us – Meio Bit Por dentro do BlogBlogs – TechBits BlogBlogs, o Technorati brasileiro? – BR […]

  16. muito interessante o comentário, gostei!!!

    calhas em porto alegre, coifas, exaustores, algerosas, funilaria souza. fone: (51)3367.1242
    http://www.funilariasouza.com.br

  17. calhas em porto alegre, coifas, exaustores, algerosas, funilaria souza. fone: (51)3367.1242
    http://www.funilariasouza.com.br

  18. É uma pena que o site (Blogblogs) ofereça uma interface pouco amigável e um visual, digamos, um pouco poluído…

  19. Impressionante…pena que o Blogblogs não tem uma interface amigável como disse o amigo aí,e um visual também não muito agradável.

    >> http://www.topzet.com
    (cinema,jogos,livros,séries,música..)

Deixe um comentário

Faça apenas comentários relacionados a este post. Caso tenha dúvidas, sugestões, críticas, ou queira discutir qualquer outro assunto que não esteja relacionado a este post, entre em contato pelo formulário ou através do email contato@techbits.com.br

Siga-nos no Twitter Nossa página no Facebook Assine o RSS Receba os posts pro email