O iPhone e os softwares on-line

por Alexandre Fugita

iPhoneA última sexta-feira aconteceu o lançamento do mega-super-hiper-ultra-hype e aguardado-tudo-em-um-iPhone. Um dos problemas que todos já vinham falando é a falta de suporte a aplicações de terceiros. Jobs veio com a solução mágica, certa vez discutida aqui no Techbits: use a web 2.0, softwares on-line, ajax. Pronto, está aí seu SDK, tudo rodará no Safari. Ao assistir a este anúncio na WWDC, logo percebe-se que não agradou o desenvolvedor da Apple. Ninguém aplaudiu, nenhum UAU foi ouvido, murmúrios desapontados ecoaram ao fundo.

Muitos cliques

Desde então alguns web services surgiram para o iPhone , nenhum mirabolante e todos com um complicador a mais para usar: rodam dentro do Safari. Não há a possibilidade de criar ícones para ir direto a uma aplicação web do iPhone o que significa muitos cliques para se chegar a eles. Muito complicado para um produto vindo do loop infinito.

A falta de botões físicos parece ser algo bastante interessante, mas mostra-se um problema sério. Quer fazer uma ligação? No mínimo uns 6 movimentos entre botão físico e toques na tela. Se sua lista tiver 300 contatos, o que não é incomum, lá se vão vários segundos e muitos toques tentando achar alguém no meio de tantos nomes. No Treo consigo achar um contato, a partir do telefone travado pressionando 4 botões.

Ajax, web 2.0 e a limitação dos softwares on-line

Apesar de ser um entusiasta do software on-line – defendo esse tipo de aplicação várias vezes aqui no Techbits – acho que para um smartphone por enquanto não funciona. Mesmo o iPhone tendo wi-fi, a maior parte do tempo estará sob rede EDGE, que é lenta. Um software on-line, pra ser minimamente usável precisa de uma internet razoavelmente rápida. Por isso funciona perfeitamente no desktop e não no iPhone. Wi-fi está fora de questão. A rede, em qualquer lugar do mundo é fixa a poucos locais e não permite deslocamentos entre elas. Nem mesmo as redes mesh parecem vingar.

Mas o ajax comunica-se através de XML, não? Só a informação trafega, correto? Mesmo assim continua lento. Não tem jeito. Software on-line exige banda relativamente larga. Ou ficaremos submetidos a lags de desempenho terríveis. Jobs, cadê o SDK?

Comentários do Facebook
18 comentários
  1. Eu vi uma charge, não sei onde, que resume bem o que foi este Aifone (como a bia gosta de chamar):

    Jobs descendo do ceu, tipo um profeta com iphones na mão e a multidão lá embaixo em polvorosa.

    endereço aqui

    Eu ainda estou preferindo o Nokia N95 como sonho de consumo, que faz tudo que o Iphone faz, e ainda tem algumas vantagens, como gravar vídeos.

    Outra referência aqui

    Mas, os apple-xiitas me matariam se eu falasse isto aqui pessoalmente.

  2. Rafael,

    Tinha visto esta charge também! hehehe!

    Na verdade essa primeira geração do iPhone tem lá algumas coisas a menos que muito smartphone/ celular por aí. Parece bem legal. Acho que este texto não agradou. Só vc comentou. Ou todo mundo concordou, hehehehe!

    Abraços!

  3. Hahaha!
    Não é isto, o pessoal ainda está extasiado com o Iphone em mãos, por isto ninguém comentou ainda. Daqui a pouco começam a comentar :D

    Sobre as funções, acho que, mesmo não tendo muita coisa, é um apple né… tem aquela besteira de status e blá blá blá.
    Por exemplo, meu mp3 xing ling tem mais funções que o Ipod, mas o Ipod é um Ipod. Tem a coisa do status também.

    Voltando ao Aifone, Até parece que isto chega no Brasil agora.

  4. iPhone em mãos? Acho que estão mesmo cansados do hype, assim como também estou (e muitos outros). Na verdade quase que ia ignorar por completo o lançamento. Mas esse texto que escrevi já estava planejado há tempos, hehehe!

    Quanto a vir para o Brasil, o iPhone pode ser comprado por qualquer um. E pelo que li é possível ativá-lo no modo pré-pago se vc não possuir crédito nos EUA. Como também é possível trocar o chip, é questão de tempo até alguém descobrir como desbloquear o aparelho.

  5. 5. Joel Cipriano disse em 3 jul 2007 - 17:05

    Tá… a lista pode ter uns 300 nomes. Mas há a função de contatos favoritos (que pode ser editada facilmente) e últimos contatos. Sem contar o prazer que dá “deslizar” a tela.

    Agora… se você quiser achar o telefone daquela tia avó ou daquele amigo que estudou com você no maternal… paciência né?

  6. Joel,

    Usabilidade é uma coisa que não pode faltar, cara.
    Se eu quiser exatamente este telefone da tia avó, eu preciso tê-lo em mãos.

    No meu Nokia 6100 antigo que só, é assim, porque o Iphone mega hype ultra celular plus não pode ?

  7. 7. Joel Cipriano disse em 3 jul 2007 - 17:27

    Tanto pode que tem.

    Agora, comparar a usabilidade do iPhone com o 6100? Que isso…

  8. Joel e Rafael,

    Também tenho um Nokia 6100. Acho o sistema de busca de contatos dele fantástico. Mas agora troquei por um Treo que é duas vezes mais fantástico.

    O iPhone, se existir apenas a opção de rolar pelos nomes, sem procurar por pedaços, acho um complicador. Exemplo: para Rafael poderíamos digitar no 6100 ou Treo: “Raf” e já apareceria o contato do Rafael.

    Abraços a vcs!

  9. 9. Joel Cipriano disse em 3 jul 2007 - 17:35

    Existe essa opção. E mais, se eu quiser procurar por “Alexandre Fugita”, e digitar “ugi”, ele já me mostra todos os contatos que possuem “ugi”. Comecem eles com “ugi” ou não.

  10. Joel,

    Não vou falar que tem ou que não tem porque não peguei o aparelho e acho que nem vou pegar. O Fugita falou e eu confio na descrição que ele disse sobre isto.

    E sim, eu estou comparando a usabilidade deste quesito do 6100 com o Iphone. Se ele tem e o Iphone não tem, a usabilidade NESTE QUESITO é melhor. Veja bem, DESTE QUESITO (repetindo pela terceira vez para não causar enganos)

  11. Assim o iPhone acaba de ficar mais interessante… pelo menos neste quesito…

  12. Joel,

    Bom, se você está falando que tem esta opção, aí sim.

  13. 13. Joel Cipriano disse em 3 jul 2007 - 17:39

    Opa… desculpem se pareci “agressivo” :D

  14. Joel,

    Nem esquenta. Estamos aqui todos para discutir idéias mesmo. E se eu falei abobrinha, temos que apontá-la!

  15. Que nada Joel
    Eu já conheço o fugita e sempre rola uma troca de idéias bem legal.
    É bom conhecer você também para trocarmos idéias.

    Você tem blog?

  16. 16. Joel Cipriano disse em 3 jul 2007 - 18:23

    Ainda não. Ainda :D

    Estou amadurecendo umas idéias sobre o conteúdo.

    Mas podem deixar que quando estiver online eu aviso :D

  17. […] acha que é um super aparelho que vai aumentar a autonomia da bateria de seu iphone, um novo pacote de programas ou wallpapers, está muito enganado. A ferramenta milagrosa você pode ver […]

  18. Preciso me informar bem sobre aifone.

Deixe um comentário

Faça apenas comentários relacionados a este post. Caso tenha dúvidas, sugestões, críticas, ou queira discutir qualquer outro assunto que não esteja relacionado a este post, entre em contato pelo formulário ou através do email contato@techbits.com.br

Siga-nos no Twitter Nossa página no Facebook Assine o RSS Receba os posts pro email