Blogosfera em debate

por Alexandre Fugita

[Boombust: blogosfera em debate, imagem via Rec6] Esse fim de semana acontece em São Paulo o BlogCamp, desconferência de blogs brasileiros. Para aquecer os motores o Wagner Fontoura do Boombust promoveu uma série de debates virtuais na semana passada. Fui convidado, disse que ia participar, mas acabei deixando passar. Como as perguntas formuladas para mim foram muito interessantes e como o Wagner refez o convite, vou aproveitar a véspera do BlogCamp para responder aos colegas blogueiros minhas opiniões. Quem quiser acompanhar o debate que o meu grupo realizou, é só ler lá no blog do Tiago Celestino. Os demais posts do debate estão listados no fim deste texto. E o Leonardo Sales do Blogue Isso! está convidado para rebater minhas respostas.

Perguntas para o Fugita

Rodrigo Ghedin, do WinAjuda e BlogAjuda: Fala-se muito em popularização da informação, jornalismo colaborativo e tudo mais. Pegando carona na recente proposta de Tim O’Relly em criar um código de conduta, bem como na crítica de Andrew Keen aos blogs inconseqüentes, e também na malfadada campanha de marketing do Estadão, como você acha que os “blogs didáticos” devem ajudar/interferir nesta questão? Ou seja, é dever também desses blogs propagar idéias mais “filosóficas” sobre o blog enquanto meio de comunicação?

Fugita: Não sei se entendi o que você quis dizer com blog didático. Seriam os blogs que falam de blogs? De qualquer forma praticamente todos os blogs atingem públicos de nicho que confiam nas informações passadas pelo autor. Então acredito que todos devemos passar a nossos leitores as percepções de que blogs são meios confiáveis de informação. O código de conduta do O’Reilly foi um desastre. O livro do Andrew Keen é polêmico mas é só pra vender papel pois é uma verdadeira piada. O problema é que muita gente acaba acreditando nas besteiras faladas por ele. A campanha do Estadão só mostra que os blogs estão crescendo fortemente como fonte de informação.

Bruno Alves, do BrPoint: Quando tentamos passar nossas experiências, corremos o risco de entediar os leitores avançados ou deixar perdidos os usuários iniciantes, qual a melhor forma de contornar essa situação sem escrever um tratado em cada artigo?

Fugita: Essa é uma questão complicada. Sei que possuo muitos leitores avançados que conhecem melhor do que eu os conceitos que discuto no Techbits. Mas também sei que há leitores que estão começando a acompanhar discussões de tecnologia e muitas coisas ainda não entendem. O que eu tento fazer é linkar os conceitos complexos a uma fonte de informação que o esclareça. Algumas vezes chego a explicar esses conceitos mas acho que o melhor mesmo é linká-los e assim os leitores avançados seguirão em frente e os que não dominam o assunto poderão se informar melhor sobre o que se trata.

J.noronha, do Fim da Várzea: Se os blogs começarem a levar muito a sério a questão da responsabilidade, não estaremos correndo o risco de ver a blogosfera se transformar em uma reprodução da mídia tradicional online, cheia de dedos e cada vez mais fugindo de ter opiniões?

Fugita: Os blogs necessariamente precisam ter responsabilidade sem se eximir de opiniões. Por responsabilidade entendo apurar corretamente as informações, corrigi-las se algum leitor apontar erros. Opinião é diferente. Cada um tem a sua o que pode agradar ou desagradar os leitores. Se a opinião estiver embasada em dados apresentados, tudo ok. O que não pode acontecer é chutarmos a torto e direito algo sem saber justificar o que falamos. Se estivermos contra a maré os leitores se manifestarão. E essa é a beleza dos blogs. Passamos informação com pitadas de opinião.

Mais debate pela blogosfera:

Comentários do Facebook
11 comentários
  1. Enfim apareceu Fugita. :P

    Vou tá atualizando o post colocando as perguntas que os participantes fizeram para você e suas respostas (se permitir).

    Abraços e bom BlogCamp.

  2. Tiago,

    Sim, permitido. Eu até ia sugerir isso para vc mas imaginei que seria eu um chato pedindo para atualizar um post de blog alheio, hehehe!

    Só vai ficar faltando minhas perguntas para os outros. Mas acho que como o debate já se encerrou melhor eu desencanar disso.

    Abraços!

  3. Tranquilo Fugita. Se tiver interessando em enviar as perguntas ainda, eu passo para o povo :D.

    Abraços

  4. […] Fugita do blog TechBits não pode participar do debate promovido pelo o Boombust, mas mesmo assim respondeu todas perguntas que os participantes do grupo do tema “A responsabilidade dos blogs que […]

  5. Fugita e Tiago,
    Acabo de chegar a SP para o BlogCamp e de encontrá-los aqui a debater o “rescaldo”, ainda em tempo de nos ser útil para a parte do nosso encontro presencial. Obrigado a ambos.
    ;)

  6. A pergunta do Bruno pode ser feita por professores de informatica e ingles… alguns alunos sabem muito, outros nao sabem nada.

    O que eu sempre fiz foi dar aula me preocupando com os que nao sabem nada, mas pedindo ajuda para os que ja sabem bastante. Assim todos acabam participando.

    Funcionou comigo quando dei aulas de informatica. Peguei essas dicas de uma professora de ingles…

  7. Tiago,

    Então, acho que desencana dessa parte das perguntas… o timing já passou, hehe! De qualquer forma, valeu!

    Wagner,

    Foi um prazer conhecê-lo no BlogCamp, hehe! Resolvi fazer minha parte na discussão já que tinha concordado em participar.

    Jonny,

    Sim, exatamente. EM um mundo em que a informção está espalhada por todos os cantos, muitos sabem mais do que vc, mesmo que vc seja professor ou especialista no assunto. A conversa e troca de informações é sempre válida.

    Abraços a todos!

  8. fugita tenho aprendido tanta coisa com seu blog que hoje fiz 1 homenagem a todo este conhecimento que vc vem trazendo pra cá (blogsday) bjssssss e muitas visitas para vc de um público talvez bem diferente do seu , os blogueiros e visitantes de moda ;))

  9. patricia,

    Muito obrigado! Fico feliz que aprenda bastante por aqui!

    Abraços!

  10. […] Luz Fernández wrote an interesting post today onHere’s a quick excerpt […]

  11. […] Luz Fernández escribi? un postm uy interesante, Aqui os pongo un extracto frikis!!:J.noronha, do Fim da Várzea: Se os blogs começarem a levar muito a sério a questão da responsabilidade, não estaremos correndo o risco de ver a blogosfera se transformar em uma reprodução da mídia tradicional online, cheia de dedos e … […]

Deixe um comentário

Faça apenas comentários relacionados a este post. Caso tenha dúvidas, sugestões, críticas, ou queira discutir qualquer outro assunto que não esteja relacionado a este post, entre em contato pelo formulário ou através do email contato@techbits.com.br

Siga-nos no Twitter Nossa página no Facebook Assine o RSS Receba os posts pro email