iPhone: hands on (eu mexi!)

por Alexandre Fugita

[iPhone] Passado o hype inicial, o iPhone voltou aos holofotes recentemente com o efetivo desbloqueio do aparelho para uso em qualquer rede celular mostrado no Engadget. Pena que o Ryan Block tenha coberto o número de telefone da Veronica Belmont… O fato é: agora todos os mortais do planeta que vivam em algum lugar com rede GSM podem ter um iPhone. Alguns brasileiros já possuem o sonhado aparelho, como o Gui Leite, que fez um review interessante e um vídeo podcast demonstrando o pequeno notável.

Neste fim-de-semana tive a oportunidade de mexer por alguns minutos em um iPhone. Não do Gui Leite mas sim do Cazé, anfitrião do BlogCamp no Gafanhoto. Aliás, ocorreu um problema sério no BlogCamp e quem puder ajudar dê uma olhada no post que explica tudo melhor. Voltando ao iPhone… O Cazé fez a gentileza de me demonstrar o iPhone por uns 5 minutos. O aparelho é pequeno, leve, fininho e muito bonito (grande novidade, isso todos já sabiam!).

Safari

Claro, lembrei dos vídeos demonstrativos do iPhone, liguei o aparelho e o destravei passando o dedo na barra deslizante. Fantástico, mais fácil impossível. A tela é de ótima qualidade, resolução muito boa e brilho bom para visualização em ambiente fechado. Não testei no Sol e muito menos em ambiente aberto. A primeira coisa que quis testar foi o Safari. Abri o navegador, mudei a orientação espacial do iPhone – isso é muito legal, hehe – e entrei no Techbits, óbvio!

Apesar de eu ter criticado visualização de páginas web no iPhone pelo fato de tentar imitar o que temos no desktop, posso dizer que estou satisfeito e que a solução do duplo clique nas áreas – creio que o iPhone identifique as DIVs – e com o zoom pelo movimento de pinça, afastando os dedos. Aliás, esse zoom é muito legal. Não é à toa que causou UAU na primeira demonstração pública no histórico keynote do Jobs.

Teclado virtual

O teclado virtual é fácil de usar. Uma das minhas preocupações era com a falta de feedback tátil que já experimentei em outros PDAs. Mas os “botões” são grandes, quando você clica tem aquele negócio da letra aparecer de forma destacada. Pra falar a verdade tive um pouco de dificuldade em digitar nos primeiros segundos, mas logo acostumei. Talvez o feedback tátil faça falta no uso do dia-a-dia quando muitas vezes comandamos nossos celulares/ smartphones realizando uma outra tarefa ao mesmo tempo, sem olhar para o gadget. Mas como estava mexendo em um iPhone pela primeira vez todas as minhas atenções estavam voltadas para ele e essa história de feedback tátil pareceu balela.

iPod, Maps, YouTube…

O tempo era curto fui testar a parte iPod. Interessante, todo mundo já deve ter visto nos vídeos… O divertido mesmo é o coverflow deslizando ao toque dos dedos. O YouTube estava lá mas desativado. O Google Maps é bastante funcional e se beneficia da tela grande. No meu Treo também tenho Google Maps, mas a tela é metade do tamanho da do iPhone, além do que no Treo não existe o zoom por pinçamento.

Vale a pena?

O iPhone é legal. Mas o fato de ainda não ser possível criar aplicativos executáveis de forma oficial para o gadget, limita as possibilidades de uso. Ok, mas o Techbits não defende o software on-line? Sim, mas para uso em banda larga. Via celular fica complicado devido à banda estreita. Além disso a funcionalidade de web apps fica muito limitada em uma telinha de gadget. Mas no desktop continuo preferindo aplicativos on-line. Pelo fato de ter uma gama restrita de aplicações (ok, já existe uma lista gigante de sites softwares para iPhone), vou preferir ainda um smartphone mais completo, seja ele Windows Mobile, Palm “dead” OS ou Symbian…

Comentários do Facebook
21 comentários
  1. Um smartphone mais completo ?? Ohh god, o que seria isso? Um notebook ? *rs

    Abraços

  2. MacBeholder,

    o iPhone pode parecer completo mas nele falta uma série de coisas como mensageiro instantâneo, leitor de RSS, copy / paste, aplicativos em geral encontrados aos milhares em outras plataformas. Creio que uma segunda versão do aparelho seja mais completo.

    Abraços!

  3. Oi Alexandre, finalmente conheci o Techbits… depois de conhecer você. Gostei dos dois. Já assinei seu feed. Beijos, Li.

  4. Off topic total:
    Estou fazendo uma pesquisa sobre os blogs e blogueiros brasileiros, e gostaria muito de sua colaboração. Caso deseje participar, por gentileza, entre em contato com o e-mail pesquisa.blogsbrasileiros@yahoo.com.br ou com o e-mail pessoal, no meu profile, e eu lhe encaminharei o questionário. Sem spam, sem pagamentos ou vendas de qualquer tipo e sem contato posterior. Os resultados serão publicados no meu blog.

  5. Se um dia o iPhone tiver programas para gerenciar servidores como um simples ssh, ai eu vou começar a gostar dele… Atualmente não troco meu windows mobile para smartphone por nada (acho que nem por um symbiam)

    A câmera dele tb é tristezinha!!!

    Agora, duro mesmo é ficar aguentando piadinhas como essa
    http://www.jonnyken.com/infoblog/2007/07/26/toma-essa-jonny-um-iphone/

    Juizo!
    Ps: Que fim levou seu lado “biológico”? Aderiu a exatas?

  6. Sabe Fugita!
    Esse negócio de criticar um produto sem conhecê-lo bem não é uma boa não!
    Veja a diferença de opinião que você teve quando o produto esteve em suas mãos… hehe

    Na verdade, eu acho mesmo é que nunca vou pegar num iphone.

    Grande abraço (e parabéns pelo BlogCamp – também li seus comentários na Folha Informática)

  7. 7. Cassio disse em 28 ago 2007 - 02:16

    Tem uns videos bem legais nesse site, inclusive eles ja destravaram via hardware http://www.techguru.com.br/debloqueio-iphone-mini-turbosim.htm

  8. Que sorte! Eu queria ter um em minhas mãos. :D Mas na posso me dar a esse luxo. :( Deve ser impressionante.

  9. Que honra! quero logo colocar minhas mãos num desses!

  10. Puxa, estou me babando por um destes.

  11. Mesmo sem a função celular eu amaria ter um iPhone! Já mexi em um de um amigo também, quem sabe um dia meu adsense torne isso real? ;)

    Abraço!

  12. O interessante é saber que o Cazé tem o iPhone. :D uahuhau

    Mas voltando… Eu ainda prefiro tentar comprar um aparelho com menos recursos mas que seja menos chamativo. A questão da segurança no nosso país está uma coisa de louco, muita gente matando por um celular, imagine por iPhone!

  13. Não troco meu iPhone por nenhum Smartphone do mundo!

    Abraços, Nick

  14. […] Muito me espanta esse mega-corte de preço depois de apenas poucos meses de lançamento. A Sony fez algo parecido com o PS3, mas foi porque o bicho simplesmente não vingou! Já o iPhone é sucesso total de bilheteria, mesmo sendo caro! Até o Cazé tem um! […]

  15. Liliana,

    Foi um prazer conhecê-la também e visitar o seu blog. Abraços!

    Enio,

    Que tal enviar essa proposta por email? Acho que terá mais chances de resposta.

    jonny,

    O iPhone não satisfaz um heavy-user. Falta muito software, muita coisa. Concordo com vc, ainda não troco meu smartphone por ele… se bem que pelo preço atual, 399 doletas, talvez valha a pena!

    Neto,

    Pois é, ter o produto em mãos faz uma diferença…! hehe! Acho que logo logo vc encontra algum conhecido com um iPhone. Está se popularizando aqui no Brasil, hehehe!

    obs: legal que tenha visto a matéria na Folha que eu fazia um comentário sobre o Digg, hehehe!

    Cassio,

    Eu vi… acho que esse pessoal saiu no Estadão/ Link.

    Mário, Estafiloblog e prof Luís Eduardo,

    Logo logo alguém que vcs conhece vai circular com um iPhone por aí. E certamente vc vai ficar sabendo pois se eu tivesse um mostraria pra todo mundo (ou não!), hehehe!

    Julio,

    Pois é… mas agora lançaram o iPod Touch… iphone sem o phone, hehe!

    Tiago,

    Eu fiquei na dúvida se deveria divulgar o nome do dono do iPhone para não causar confusão. Mas no final acho que os bandidos não lêem esse blog então ele está a salvo.

    Nick,

    Pois é, vi que vc comprou um, hehehe! No Blogcamp Rio quero brincar um pouco com ele!

    Abraços a todos!

  16. Fugita,

    ai que você se engana viu. :D Já viu quantos perfis no Orkut já foram exibidos nos telejornais? :D Tenha medo, tenha medo. :D

    Abraços

  17. […] que estas aplicações suportam frente à banda de internet tão “escassa”. Um comentário do Fugita encontra o que tenho dito sempre aqui no Gattune. O assunto tratado no seu artigo é outro, o […]

  18. Tiago,

    É verdade… mas orkut é pop. Techbits é nerd…

    Abraços!

  19. Oi Fugita, passei aqui só pra dizer que meu iPhone já está funcionando como um celular! No BarCamp você vai ver! :D

  20. Nick,

    Legal! Sim, quero brincar com o iPhone! hehehe!

    Abraços!

  21. 21. Filipa disse em 16 fev 2008 - 11:37

    vou ter ummm :D:D E tou bastante contente :) E lindo :P

Deixe um comentário

Faça apenas comentários relacionados a este post. Caso tenha dúvidas, sugestões, críticas, ou queira discutir qualquer outro assunto que não esteja relacionado a este post, entre em contato pelo formulário ou através do email contato@techbits.com.br

Siga-nos no Twitter Nossa página no Facebook Assine o RSS Receba os posts pro email