Yahoo! e os blogs

por Alexandre Fugita

[Yahoo Vista] Ontem o Manoel Fernandes da revista Bites promoveu um encontro de alguns blogueiros de tecnologia com o pessoal do Yahoo! Brasil. Antes do evento alguns de nós confabulávamos sobre os motivos do encontro. Na verdade não existiu uma pauta definida, foi um bate-papo informal. O Yahoo!, representado pelo seu presidente Guilherme Ribenboim e outros executivos, estava curioso. Como funciona esse negócio de viver de blog? Quem traz tráfego para vocês? Que tipos de ferramentas estão faltando e que o Y! possa oferecer?

Do lado dos blogs, vários representantes. O Edney Souza (Interney) demonstrou sua teoria de como funciona a blogosfera. Uma rede com alguns pontos chamados de hubs e que são influentes. Aliás veio o questionamento: é melhor ser influente ou ter tráfego? A Lucia Freitas (LadyBug Brasil) fez a pergunta que não queria calar: o que o Yahoo! quer com os blogs? Não houve uma resposta única e sim várias possibilidades que o Yet Another Hierarchical Officious Oracle aventou. Nada concreto, apenas possibilidades. A certa altura o Edney falou de um tal de scrubles (*) – algo assim – que ninguém na sala sabia o que era. Descobrimos depois tratar-se do equivalente ao Google Bot (robô do Google que varre a internet), do Yahoo!.

obs: (*) ver comentário #1

Entre outros assuntos discutidos foram a possibilidade de conseguirmos testar serviços da Yahoo! que estão em beta fechado como o novo delicious, quando o Panamá chegará ao Brasil (calma, Panamá é o nome do sistema de monetização do Yahoo!), se redes sociais como o Orkut são úteis e o relacionamento da empresa com os blogs. Também discutimos a “teoria do NeckTail”, um derivado da cauda longa. Há sites que estão na cabeça e outros na cauda. Alguns ficam no pescoço.

Fora os dois já citados, estiveram presentes também, do lado da blogosfera: Manoel Netto (Tecnocracia), Gabriel Tonobohn (Oito Passos), Thiago Mobilon (Tecnoblog), Renê Fraga (UnderGoogle, ops, Google Discovery – brincadeira, Renê!), Samantha Azevedo (Google Discovery) , Marcellus Pereira (Meio Bit) e Alexandre Fugita (eu, do Techbits, caso alguém não tenha percebido, hehe!).

Pra terminar: primeiro foi a Microsoft. Agora a Yahoo! Cadê a Google?

Leia mais:

Comentários do Facebook
15 comentários
  1. Slurp! http://help.yahoo.com/l/us/yahoo/search/webcrawler/

  2. Pergunta que não quer calar: esse “Yahoo! Cadê a Google” foi algum tipo de trocadilho? =D

  3. Edney,

    Slurp! Como eu não lembrava e fiquei com pregüiça de saber o nome correto, coloquei o que mais parecia com o som que estava em minha cabeça, hehe! Coloquei uma observação no texto para os desavisados lerem seu comentário e checarem a info correta.

    Willian,

    Pois é… Pensei em trocar o “Cadê” por um sinônimo mas deixei assim mesmo pq alguém poderia perguntar. E perguntou, hehe!

    Abraços a vcs!

  4. Ficou muito bom o artigo. Só não entendi o por quê da imagem se o Yahoo! e a Microsoft parecem ser tão “amiguinhas”.

    Ah, só quero ver quando o Renê ler o artigo… hehehe

    Abraços!

  5. Google Discovery no Yahoo! Brasil…

    Nesta última terça-feira(11/09) o Google Discovery foi convidado pelo Manoel Fernandes, “publisher” da revista Bites, a participar de um encontro descontraído na sede do Yahoo! em São Paulo com o presidente do Yahoo! Brasil, Guilherme …

  6. Fala Fugita!

    Realmente foi muito interessante o encontro, e claro, conhecer o Yahoo! que era um dos sonhos deste blogueiro do UnderGoogle! Putz! Google Discovery! hahahah :D

    E viva o Scrubles! uhauahuahuauha

  7. UnderGoogle ou Google Discovery? Ih, já estou confuso… uhsauhsauhsa

  8. […] Marcelus também publicou no MeioBit, o Fugita no TechBits e o Mobilon no […]

  9. Willian e Renê,

    Brincadeiras à parte, sim o encontro foi legal.

    Quanto à MS ser amiguinha do Y!, tenho minhas dúvidas. Será que vai comprar mesmo? Esse rumor já dura um ano…

    Abraços!

  10. Eu sou fã-nático pelo Yahoo!, quem quiser me presentear com alguma bigiganga da empresa estou à disposição… hehe

    Abraços Fugita!

  11. Willian,

    Pô, abre o Y! Discovery, hehehe! Mas não conta pro Renê… hehehe!

    Abraços!

  12. Fugita,
    Valeu o relatório. Ficou bacanérrimo.
    bjs

  13. Lucia,

    Legal, eu fiz bem simples na verdade achei que ficou bem superficial comparando com os outros textos que encontrei nos blogs. Bom, mas esse é o meu relato e que bom que gostou!

    Abraços!

  14. […] Discovery no Yahoo! Brasil – Google Discovery Encontro com o pessoal do Yahoo! Brasil – Meio Bit Yahoo! e os blogs – Techbits Yahoo! sonda blogueiros – Ladybug […]

  15. Rapaz, eu não peguei essa época ai, porém o mundo hoje mudou muito, e muitas coisas citadas no post, sequer o yahoo fez. Que eu acho que o Yahoo será comprado pela MS no final das contas sabia? Ou então o poderoso Google. Enfim, agradecido pela citação amigo! Abraço!

Deixe um comentário

Faça apenas comentários relacionados a este post. Caso tenha dúvidas, sugestões, críticas, ou queira discutir qualquer outro assunto que não esteja relacionado a este post, entre em contato pelo formulário ou através do email contato@techbits.com.br

Siga-nos no Twitter Nossa página no Facebook Assine o RSS Receba os posts pro email