Re: Fw: Res: En: última versão do Projeto.DOC

por Alexandre Fugita

[Clipes e anexos] O título acima parece estranho, mas não é. Quantas vezes já não recebemos um documento que precisa ser editado por várias pessoas e nunca sabemos qual é a versão mais atual? Para quem não sabe como resolver esse problema, a resposta é bastante simples: softwares colaborativos baseados na web. Entre os similares ao office, temos o Google Docs (Texto, planilhas e apresentações) e o Zoho Office. Pessoalmente prefiro a suíte da Google, mas a outra opção é igualmente interessante.

Há cerca de uma semana a Microsoft elencou 10 motivos pelos quais a empresas não deveriam utilizar o Google Apps. Até então a gigante de Redmond dizia que os aplicativos estilo office da Google não representavam uma ameaça. Talvez a lista tenha sido um prenúncio do que a indústria já sabia que estava por vir, o Google Presentation (equivalente ao Powerpoint),lançado hoje pelo pessoal de Montain View. Podemos dizer que a Microsoft está realmente se sentindo ameaçada pela Google em seus softwares para produtividade?

Power o quê?

O Google Presentation (Apresentações) é um ótimo acréscimo ao Google Office. Como sempre, preza pela simplicidade. Enquanto na Microsoft quanto mais complicado e cheio de bilhões de funcionalidades, melhor, na Google, quanto mais simples e fácil de usar, melhor. Fico com a segunda opção. O fato de todos esses softwares da Google serem colaborativos é a característica matadora, que diferencia e torna a ferramenta extremamente útil. Elimina aquele vai-e-vem de arquivos anexos nos emails… ganho de produtividade.

O Renê Fraga do Google Discovery criou uma apresentação teste no Presentation. Convidou alguns geeks para testar. É possível conversar via chat com todas as pessoas que visualizam a apresentação e assumir o controle dos slides, ou seja, você determina o que os outros visualizarão ao mesmo tempo que explica via chat. Foi interessante. Se alguém me pergutar na rua: você usa o Powerpoint? A partir de agora minha resposta será: Power o quê?

Comentários do Facebook
12 comentários
  1. Olá Fugita!

    Realmente foi muito interessante a brincadeira da “palestra online” pois se tornou relativamente muito fácil realizar atividades online em grupo.

    Discutir um projeto, ou mesmo elaborar uma apresentação, se tornou muito mais fácil e não necessita a instalação de software e perda de tempo.

    Abraços!

  2. Boa observação; no texto que publiquei trabalhei outra linha, o que me fugiu esta perspectiva.

    A colaboração exclui a problemática dos excesso de emails e facilita a edição de documentos….!

    Só uma observação: Talvez o Google adote algum dia uma tecnologia para diminuir o tamanho das URL’s enviados pelo “Docs”, como no TinyURL.

    Abraços!

  3. Renê,

    Ficou mais fácil, mas na verdade esse Presentations é bastante cru… Eu acho que a colaboração é o que realmente diferencia os aplicativos online.

    Calebe,

    É verdade… as URLs são nada amigáveis. Mas não são tão assim gigantes como vc disse. Seguem o padrão de letras misturadas que vemos no YouTube e outros serviços web.

    Abraços a vcs!

  4. QUA QUA QUA!!! o que eu gostei mais foi o título do post!

    Eu odeio esse monte de frescura a cada versão nova. Por isso eu só uso programas velhos. Tem a vantagem de você clicar no icone e ele carregar o programa em um piscar de olhos!!!

    O Office novo dá até desespero ao ver a tela inicial com bilhares de icones!

  5. Quando isso se refletir nos preços dos pacotes do Office, poderei afirmar que há uma mudança estabelecida.

    Mas ainda não aconteceu, e não creio que a Microsoft vá deixar de cobrar por algo que outros fazem de graça e melhor.

    Só não migrei ainda pro Google Docs porque tenho receio no que diz respeito a privacidade.

  6. O grande problemas para estas aplicações online é a privacidade. Para mim esta é uma grande barreira.

    —————————————-
    Tudo para informática em um só lugar
    http://www.infob.com.br

  7. Opa Fugita!

    Há muito anos que não uso Power oque… Uso Presentation (do pacote openofice!)….

    Mas acho legal uma versão on-line de um editro de apresentaçãoes :-)

    []’s

  8. Jonny,

    Hehe, a intenção era mesmo fazer alguém rir do título. Se pelo menos uma pessoa (vc) riu, já valeu, hehe!

    Quanto à sua indiferença a novos lançamentos, acho até engraçado, visto que vc tem um blog sobre tecnologia. E as atualizações de segurança?

    dragus,

    Não sei se um dia a MS vai deixar de cobrar pelo office ou diminuirá seu preço frente à concorrência. Mas hoje mesmo a IBM liberou, di grátis, uma versão da sua suíte Lotus.

    Quanto à privacidade no Google, já escrevi sobre isso antes. A chave é a confiança. Eu confio e estou lá. Se a confiança cair, mudo de fornecedor. Veja mais aqui:

    https://techbits.com.br/2007/o-google-e-a-privacidade/

    Eduardo,

    Recomendo a leitura do mesmo texto que passei no comentário acima para o dragus.

    Sérgio,

    Apesar de vc não usar office da MS, continua usando um software com colaboração restrita como descrito no post. Para mim a colaboração é algo tão fantástico que prefiro uma aplicação simples a uma versão desktop.

    Abraços a vcs!

  9. […] que revolucionará o mercado de busca e que poderia se uma pedra no caminho da, até então, lider de mercado, Google, o Powerset cria uma enorme bolha em torno de si, pois já há uma bolha em torno da Google; muitas […]

  10. Fugita-san

    Uso coisas velhas para edição de imagem e edição de páginas. Quando só eu utilizo os arquivos.

    Já arquivos que eu recebo de outros (doc, xls, etc…) não tem como… tenho que utilizar a última versão!

    Quanto as atualizações… sempre em dia! :)

    É que me irrita profundamente esperar uns 30 segundos para carregar o Photoshop CS para fazer un serviço que leva 15 segundos! Por isso eu prefiro a versão antiga, que eu clico e abre na hora!

  11. […] O seu avanço é expressivo, o Orkut se prepara para o SocialStram, produtos da Google possuem um direcionamentos para compartilhamento e mesmo que não sendo uma regra específica, os produtos da Google possuem uma interface tão simples que de tão simples os torna tão atrativos. […]

  12. Jonny,

    Realmente essa justificativa é boa. Mas muitas vezes softwares antigos carregam bugs esquisitos, vai saber. Um editor de imagem não é crítico, mas alguns softwares podem apresentar problemas de segurança graves. E em um mundo conectado isso pode ser perigoso.

    Eu prefiro substituir os aplicativos pesados por web services quando possível. E consegui para muitas das coisas que uso no dia-a-dia.

Deixe um comentário

Faça apenas comentários relacionados a este post. Caso tenha dúvidas, sugestões, críticas, ou queira discutir qualquer outro assunto que não esteja relacionado a este post, entre em contato pelo formulário ou através do email contato@techbits.com.br

Siga-nos no Twitter Nossa página no Facebook Assine o RSS Receba os posts pro email