Aplicações web nacionais em competição internacional

por Alexandre Fugita

[Rails Rumble] A linguagem da moda para criação de aplicativos web é com certeza o Ruby on Rails. Dias atrás aconteceu uma competição de programação chamada Rails Rumble na qual equipes tinham que criar, do zero, uma aplicação web em Rails no prazo de 48h. Algumas equipes brasileiras participaram e entre elas uma está se destacando nesta fase final, que é a da votação do público, em primeiro lugar! Só o fato de termos desenvolvedores brasileiros criando aplicações web (2.0) já é algo para comemorar. Mas uma equipe brasileira recebendo o primeiro prêmio seria ótimo para mercado tupiniquim.

Pagestackr

O Pagestackr é um serviço de bookmark social no estilo do delicious, com um grande diferencial. Ao invés de salvar apenas as tags relacionadas a uma URL, o serviço indexa a página inteira para facilitar uma posterior busca por aquele texto que você leu, mas não lembra que tags usou. Bastante útil para quem tem mais de 2000 links salvos no delicious (é possível importar seus bookmarks) como eu, ou boa parte dos heavy-users do serviço. Foi desenvolvida por George Guimarães, Mário Nogueira, Hugo Baraúna e Jose Valim, que fazem parte da equipe Area42.

Dentre as 92 aplicações concorrentes, o Pagestackr está se sobressaindo, chamando a atenção. Desde o dia 14 de Setembro quando foi aberta a votação do público pela melhor aplicação, o Pagestackr tem se mantido entre as primeiras posições, quase sempre em primeiro lugar. Se você gostou e quer ajudar essa aplicação a vencer a competição, vote aqui.

[pagestackr]

Demais aplicações brasileiras

O Urubatan desenvolveu um sistema chamado Know Your Client que permite a criação de questionários para serem enviados aos seus clientes, leitores, stakeholders, etc. O diferencial é a análise estatística das respostas. Caso tenha interessado, vote aqui.

O Nando Vieira do Simples Idéias e Spesa desenvolveu o ReleasedNow. Deveria ser um aplicativo para ficar sabendo dos últimos lançamentos musicais dos seus artistas preferidos, por exemplo, dos cadastrados no seu Last.FM. Mas não consegui testar pois a aplicação estava fora do ar. Talvez tenha voltado quando você estiver lendo este texto. De qualquer forma, vote aqui.

O Eduardo Fiorezi criou o interessante (para desenvolvedores) Refactoring Game. A intenção é usar a colaboração da web para ajudar os outros a criarem códigos Ruby on Rails limpos. Você joga o seu spaghetti lá na esperança que alguém lhe dê umas dicas de como melhorar. Vote aqui.

E finalmente o Arthur Zapparoli desenvolveu o Tumbber, que permite postagens no tumblr diretamente do seu mensageiro instantâneo compatível com o Jabber (ex: GTalk). Gostou? Vote aqui.

Comentários do Facebook
18 comentários
  1. Fico MUITO feliz em ver as aplicações brasileiras no Rails Rumble. E muito orgulhoso pelo Pagestackr ser uma das líderes, já votei e estou na torcida pra que eles levem o cinturão de campeão.

    É isso aí vamos mostrar pros gringos que, se a índia dominou a programação da Web Velha, na Nova Web, social, quem manda somos nós.

  2. Realmente ver os brasileiros ganhando espaço é muito legal

  3. Fugita, obrigado por mencionar o pagestackr!

    Foi muito corrido essas 48 horas, mas valeu a pena. Ainda há alguns bugs e várias questões de usabilidade para consertar, mas infelizmente não podemos mudar o código da aplicação no servidor.

    Já temos uma versão nova rodando no nosso ambiente de desenvolvimento, com diversos features a mais, mas para efeitos de competição, o que vale é o que está lá.

    Agradeço também as votos de vocês. Estamos em #1 há bastante tempo e temos mantido essa posição apesar dos ataques feitos pelo IRC ao fato de sermos brasileiros!

    Até mais pessoal. Qualquer coisa, entrem em contato comigo pelo george.guimaraes@gmail.com .

  4. Marco,

    Também fico muito feliz de ver aplicações brasileiras na competição e ainda mais uma delas com chances de ganhar! Há muita gente boa no mercado brasileiro. Vc é um claro exemplo disso.

    Eduardo

    Com toda certeza!

    George,

    Legal vc dar uma explicação do status da aplicação no atual momento. Depois, quando a competição acabar, quero ver as novidades!

    Abraços a vcs!

  5. Olá Alexandre,

    Obrigado pela citação… Meu caso é igual ao do George,, tem que fazer MUITAAAA coisa ainda.. :) Não tinha idéia de ganhar, mas sim ter essa experiência. E foi ótimo. :)

    Abraços

  6. Rapaz, quando você disse que o George tinha uma startup a ser lançada eu não sabia que era algo tão bacana!

    Vou já testar o serviço e ajudar na divulgação.

    Aliás, preciso de tempo agora pra testar todos que você citou aqui.

    Fazia tempo que eu não comentava aqui.

    Abraço!

  7. 7. Doge disse em 19 set 2007 - 22:43

    Muito bom o Pagestackr, já me cadastrei, mas senti falta de uma extensão para o Firefox !! :)

  8. A Kerberos vai ser o novo Google! :)

  9. 9. Leandro S. disse em 20 set 2007 - 17:03

    Eu também tenho um projeto de uma espécie de rede social de vídeos com indicações por assimilação e semelhança.
    Só não tenho como executar pois não sou programador, sou designer. Até o layout esta pronto. Se algum programador se interessar…

  10. 10. Mario Nogueira disse em 21 set 2007 - 01:14

    Olá pessoal!

    Antes de mais nada, eu queria agradecer a todos que tem dado o seu apoio ao Pagestackr nessa competição internacional, seja através do seu voto ou passando a notícia adiante (valeu Fugita!).

    Temos nos mantido no primeiro lugar da votação ininterruptamente durante os últimos dias e sabemos que devemos isso a vocês.

    Obrigado! =D

    Só gostaria de fazer um comentário àquele do Tonobohn mais acima a respeito da nossa startup.

    Na verdade, o Pagestackr não estava nos nossos planos e, de fato, ele não corresponde ao nosso projeto principal dentro da startup, no qual temos trabalhado nos últimos meses e que pretendemos lançar no início do próximo ano.

    Acontece que, em virtude do processo de criação da startup, tínhamos acumulado algumas idéias para novos aplicativos web que julgávamos interessantes, mas que não se encaixavam todas naquele que acabou se tornando o nosso foco.

    O conceito Pagestackr era uma delas.

    Pelo menos para nós, aquilo parecia um desperdício. Então, quando soubemos da competição, acreditamos que essa seria uma boa desculpa para botarmos pelo menos uma delas em prática, nem que fosse por apenas 48h.

    No entanto, dado o feedback que temos recebido e o ritmo de criação de novas contas e de bookmarks que temos observado, decidimos que vamos continuar o desenvolvimento do Pagestackr como um produto completo, mesmo após o fim da competição, paralelamente ao nosso projeto principal.

    A princípio, achamos que isso poderia ser uma distração indesejável, mas a verdade é que há muitos exemplos históricos de projetos paralelos de startups que acabaram se tornando o seu produto principal ou pelo menos um dos principais, como, por exemplo, nos casos do Blogger, do Twitter, do PayPal e mesmo do AdSense e do Gmail, dentro do Google (que já nem era mais uma startup àquela altura).

    Quer dizer, não seria muito inteligente da nossa parte não dedicarmos ao menos mais um pouco de tempo e esforço para o Pagestackr depois de ele nos ter dado um resultado tão positivo, fruto de tão pouco investimento. =)

    Como o George já disse, sabemos que a versão que está disponível ainda está precisando de melhorias e ajustes, mas aquele é o resultado de apenas 48h de trabalho e não pode ser alterado até o fim da competição.

    Uma versão melhorada (inclusive com interface em português) já está rodando no nosso ambiente de desenvolvimento e pretendemos torná-la pública tão logo seja encerrada a competição, na próxima quinta-feira, dia 27.

    Ainda não será uma versão 1.0, mas pretendemos chegar lá muito em breve. Aliás, já temos uma boa programação de novas funcionalidades e de datas para o lançamento de várias versões futuras.

    Esperamos que agradem. Afinal, é tudo feito com o usuário em mente. =)

    Pra encerrar, gostaria de pedir que continuem votando ou passando adiante a notícia sobre o Pagestackr. Temos acompanhado no canal de IRC da competição uma onda de protestos dos demais participantes contra o Pagestackr, inclusive pedindo a nossa desclassificação, baseados em nada além da fato de ele ter sido criado por um grupo de brasileiros (egos enormes ali!) e acreditamos que uma votação massiva é a melhor resposta que pode ser dada nesse tipo de situação.

    Mais uma vez, obrigado a todos!

    Tem sido uma experiência muito legal lançar um produto, com usuários e tudo mais, inclusive com um feedback tão positivo.

    Mal podemos esperar até podermos lançar as melhorias que já estão prontas.

    Abraços.

  11. 11. Mario Nogueira disse em 21 set 2007 - 23:11

    Opa, só mais adendo: Doge (comentário 7), nós temos um bookmarklet. Você pode vê-lo no home do Pagestackr.

    Basta clicar e arrastar o link para a barra de favoritos do seu browser.

    Daí pra frente, sempre que você quiser fazer um bookmark no Pagestackr, basta clicar no bookmarklet. O processo todo só leva literalmente um clique.

    Caso você não esteja logado no serviço, porém, você será solicitado a fazê-lo, mas esse é todo o trabalho que você vai ter pra criar um bookmark.

    Experimenta lá. =D

    Abraços.

  12. Isso mostra que os brasileiros também tem o seus espaço no Mundo da programação. :D

    Já votei e torço para todos os projetos “brazucas” que estão participando

  13. 13. andre disse em 24 set 2007 - 14:03

    Realmente RoR eh a linguagem de programacao favorita dos blogueiros. Claro, não fazem mais que alguns testezinhos ou programinhas ridiculosamente simples. Me mostre uma empresa (pelo menos), de grande porte ou com uma vasta gama de usuários, que prefira usar Ruby ao inves de ASP.Net ou PHP. Cinco minutos pra responder..

  14. #13 Pensamento típico de alguém preguiçoso que tirou alguma certificação e trabalha em uma empresa das 8 às 18h.

  15. 15. andre disse em 24 set 2007 - 14:38

    Alguem mais que nao eh blogueiro (confirmando o que jah foi dito) para se defender?

  16. Só uma aplicação? Que tal o Basecamp e outros apps da 37 signals? (http://www.37signals.com/)

    O BaseCamp é o mais famoso deles e segundo a tagline: ”
    People have created over 700,000 projects in Basecamp! What’s in these projects? Over 6 million to-dos, 4 million messages, and 3 million files. Over 4 million hours have been tracked as well.”. Não parece coisa de blogueiro que faz testezinhos e coisas ridiculamente simples.

    Depois respondo as outras mensagens. Fui!

  17. 17. Mario Nogueira disse em 24 set 2007 - 17:06

    Twitter!!
    Textdrive!!

    Quer algo mais escalável que isso?

  18. Pessoal,

    Acho que na verdade o Mario acabou por responder às grandes dúvidas que tínhamos do Pagestackr. Valeu pelo depoimento, Mario!

    Quanto à questão do Ruby on Rails, aqui no Brasil temos o BlogBlogs que roda totalmente em Ruby e tem milhares de visitantes diários e milhares de blogs cadastrados.

    Abraços!

Deixe um comentário

Faça apenas comentários relacionados a este post. Caso tenha dúvidas, sugestões, críticas, ou queira discutir qualquer outro assunto que não esteja relacionado a este post, entre em contato pelo formulário ou através do email contato@techbits.com.br

Siga-nos no Twitter Nossa página no Facebook Assine o RSS Receba os posts pro email