Facebook é a nova web 2.0?

por Alexandre Fugita

[Facebook] Já faz um tempo que estou colecionando artigos sobre o Facebook. Meu interesse surgiu em Maio deste ano quando essa rede social lançou sua plataforma de aplicativos web. O hype ao redor do Facebook que já era grande só tem crescido desde então. O serviço já foi alvo de vários rumores de aquisições e agora dizem que vale até 15 bilhões de dólares após possíveis conversas com a Microsoft. A grande vantagem do Facebook – e talvez ao mesmo tempo sua desvantagem – é que as aplicações web estão todas dentro de um mesmo site. A desvantagem ocorreria no caso de pessoas não usarem seu aplicativo por ele estar preso dentro de outro site.

Andando pelos aplicativos descobri que alguns que eu já conhecia fora do Facebook rodam também dentro da plataforma. Um exemplo é o PicNik, editor de imagens on-line bastante útil e que já foi usado várias vezes para formatar imagens a serem exibidas no Techbits. Outro é o Stumbleupon, serviço de recomendação de sites baseados em suas preferências de navegação. Não vasculhei muito mais do que isso pois a interface de busca e o método de adicionar uma aplicação ao seu Facebook são um tanto complicados, ou seja, são necessários muitos cliques para pouca ação… Talvez por isso a MS queira comprar sua participação na plataforma… De qualquer forma a Cynara do MundoTecno compilou uma lista dos melhores aplicativos do Facebook.

A grande sacada é que agora podemos desenvolver aplicativos web que terão muita visibilidade dentro da plataforma Facebook. Se for algo que realmente chame a atenção é possível até conseguir investimentos de VC para portar seu aplicativo para fora do sistema e começar uma startup. A visibilidade resolve um dos grandes problemas para a maioria dos serviços web 2.0 que surgem todos os dias: a falta de usuários. Será então o Facebook a nova plataforma?

Comentários do Facebook
12 comentários
  1. Fala Fugita!

    Experimentei o Facebook recentemente. Dei uma olhada, meio por cima, e não vi nada muito extraordinário… A idéia de centralizar aplicações numa única plataforma é interessante, mas pensando com meus botões, questionei: a Google já não faz isso (via Google Account)? A plataforma é mais ampla (o navegador), e a gama de serviços é menos limitada.

    Talvez tenha viajado na maionese, mas enfim… Vou usar mais o Facebook para tentar entender esse hype em torno dele.

    []’s!

  2. Rodrigo,

    Aparentemente não tem nada de mais. Mas o fato de agregar em um só lugar aplicações web, fortalece o mercado e acho que essa é a importância do Facebook.

    O Google adotou algo parecido com o iGoogle no qual podemos desenvolver widgets para o serviço. Mas não teve o mesmo apelo do Facebook. Vai entender a cabeça dos internautas…

    Abraços!

  3. O Facebook realmente parece ser muito útil para que sabe usar todos os seus aplicativos. Agrega muitos “serviços” num só lugar o que facilita a via do internauta.

  4. Luiz,

    Esse é o verdadeiro valor do serviço. Ao agregar aplicativos web em um só lugar estimula seu uso. Mas também tempos que ter cuidado para não ficar refém de uma só “plataforma”.

    Abraços!

  5. Acredito que o Facebook realmente está criando uma nova Web (não 2.0 :D). Acho que o diferenciou (os aplicativos) fazem a rede social ser bastante mais atraente e funcional quando usada corretamente.

    Já estou usando faz alguns meses e estou satisfeito.

  6. […] Techbits: Facebook é a nova web 2.0? […]

  7. Tiago,

    O Facebook está criando uma verdadeira oportunidade para transformar aplicativos web em realidade para o usuário comum. Acho isso fantástic, por isso todo o hype ao redor dessa rede social.

    Abraços!

  8. O Facebook realmente parece ser muito útil, eu usei ele por pouco tempo.

    Abraço!!

  9. Thiago,

    Sim, é bastante interessante. Não é à toa que – se os rumores da MS + Facebook forem reais – o site vale 10 bilhões (de dólares!).

    Abraços!

  10. Criei um site que vai falar tudo sobre o facebook.

    O endereço é: http://www.facebookbr.com

  11. Ok Alan,

    grato pela dica.

  12. […] que estou colecionando artigos sobre o Facebook. Meu interesse surgiu em Maio deste ano quando essa rede social lançou sua plataforma de aplicativos web. O hype ao redor do Facebook que já era grande só tem […]

Deixe um comentário

Faça apenas comentários relacionados a este post. Caso tenha dúvidas, sugestões, críticas, ou queira discutir qualquer outro assunto que não esteja relacionado a este post, entre em contato pelo formulário ou através do email contato@techbits.com.br

Siga-nos no Twitter Nossa página no Facebook Assine o RSS Receba os posts pro email