Flickr Day, um passeio pelo Yahoo! Brasil

por Alexandre Fugita

FlickrNa última sexta-feira eu e o Merigo do Brainstorm#9 participamos, na sede do Yahoo! Brasil, de um evento chamado Flickr Day (ou Yahoo Day, versão Flickr). Antes de nós, a Lúcia Freitas e o Edney Souza já tinham participado. O encontro contou com a presença de heavy-users do Flickr, cada um com sua máquina fotográfica ultra-potente e um passeio pelas dependências da empresa.

O papel dos blogueiros presentes era fazer uma mini-palestra sobre um assunto de interesse dos usuários da rede social de fotos do Yahoo!. Eu falei sobre Creative Commons, e como as diferentes formas de licenciamento de fotos podem afetar a distribuição de um trabalho publicado na internet, e o Merigo mostrou como o Flickr tem sido usado em campanhas publicitárias de empresas, mundo afora.

Super máquinas!

Ultra Heavy Users

Os usuários eram realmente heavy. Minha máquina digital, uma Sony T1, parecia brinquedo perto daquelas objetivas, flashes e tudo mais. Uma das participantes, a Bruna a Iris, levou nada menos que 4 máquinas para o evento. Uma normal (como a minha), uma gigante (daquelas profissionais), uma polaróide (para instantâneas) e acho que tinha também a do celular.

Os demais não faziam feio. Cada um com suas técnicas, tiraram fotos de tudo quanto é canto. Algumas, selecionadas, estão neste álbum do Flickr. A surpresa veio no final para delírio dos fotógrafos. Fomos ao heliponto do Yahoo! e tivemos uma visão 360 graus da cidade de São Paulo, deste ponto aqui.

Escritório Yahoo! Brasil

Na visita pelos escritórios, conhecemos as mais diversas equipes. Ficamos sabendo que recebem cerca de 11 mil mensagens de suporte por semana. Descobrimos também que o esforço para regionalização dos serviços é enorme. E nos levaram para a área onde ficam os engenheiros (foto acima), isolada. Lá fomos recebidos com brincadeiras malucas. Por fim veio o questionamento, vô, num vô, sobre a hostess do evento.

Pasta de Amendoim

Há cerca de um ano, circulou no alto escalão do Yahoo! o manifesto da pasta de amendoim (também coberto no Techbits aqui). As preocupações apontadas no documento mostravam que muita coisa não estava certa na gestão da empresa. De lá pra cá muita coisa mudou, ao invés de compra desenfreada de expoentes da web 2.0, passaram a olhar com mais atenção seus produtos e serviços. Por exemplo, extinguiram o Y! Fotos em favor do Flickr. Integraram vários de seus serviços tornando a transição entre eles mais suave. Aparentemente o manifesto da pasta de amendoim está funcionando.

Veja as fotos dos usuários que participaram do Flickr Day:

Comentários do Facebook
12 comentários
  1. 1. Luis disse em 25 nov 2007 - 21:29

    Meu você foi lá e isso só rendeu esse monte de abobrinhas…
    Não teve nada mais util e interessante ????

  2. Luis,

    Post de Domingo a noite, algo leve, sem grandes pretensões. Apresentaram para gente o Mash, novidades do Yahoo! IM e outras coisas também. Não tem como colocar tudo em um único post.

    Abraços!

  3. 3. irisss disse em 25 nov 2007 - 23:00

    Oi Ale

    Só tem um probleminha..
    Voce esta querendo dar todas minhas máquinas para a Bruna é???
    Foi a Iris que levou 4 máquinas na verdade:
    *Nikon N80 (filme)
    *Casio Z1000 (digital)
    *Fuji advantix (que foi ótima pra tirar a foto da paisagem do heliponto).
    *Polaroide (perfeita)
    *celular K750 – que achou dois irmãos gemeos…huhahuua.

    ;)

    bju

  4. irisss,

    Já corrigi! Bem que eu desconfiei que estava enganado! hehe!

    Abraços!

  5. Usar o Google Maps pra apontar o endereço do Yahoo! foi sacanagem hein. :)

    Sobre a hostess, ainda houve questionamento? o.O

  6. Em resumo, rendeu um dia bem divertido… hehehehhe

    O link da visão 360 acho que tá errado, se estava se referindo a foto http://www.flickr.com/photos/fore/2060024926/in/pool-flickrday/

    (momento merchan, hahahahaha)

  7. Esse Flickr da Yahoo está começando a se expandir como site d relacionamento.Mas o orkut continua crescendo

  8. […] Project Direct – Colmeia ## PatrocineMeuCarro.com ## – Blog de Guerrilha Novidade! – Dia de folga Flickr Day, um passeio pelo Yahoo! Brasil ; Apple, black friday e a lojinha do Brasil – Techbits Tv Digital: O que muda? – Nerdown Os […]

  9. Hahaha.
    Eu quero mais!

  10. Camilo,

    Foi proposital, mas também, questão de hábito. Só uso o Google Maps apesar de saber que existe algo similar no Yahoo!

    fore,

    Ok, corrigido!

    EAD,

    O Flickr e orkut tem propósitos diferentes. Um é uma rede social de fotos. O outro uma rede social genérica.

    Bruna,

    Mais Flickr Day? hehe!

    Abraços a todos!

  11. Acompanhei através do Flickr e achei sensacional. O Yahoo! tem uns dos melhores serviços que mais utilizo, o Flickr.

    obs: ver se atualiza mais o seu Fugita. :D

    Abraços

  12. Tiago,

    Bom, estou tentando manter um ritmo de atualizações mais ou menos constante em 3 posts por semana. Está longe do ideal.

    Quanto ao Y! e Flickr, realmente foi muito legal. Mostrar que existe gente de verdade por trás dos serviços web que usamos é interessante.

    Abraços!

Deixe um comentário

Faça apenas comentários relacionados a este post. Caso tenha dúvidas, sugestões, críticas, ou queira discutir qualquer outro assunto que não esteja relacionado a este post, entre em contato pelo formulário ou através do email contato@techbits.com.br

Siga-nos no Twitter Nossa página no Facebook Assine o RSS Receba os posts pro email